Marketing Digital: saiba a importância para o seu consultório

23 ago
2019

Como usar o marketing digital para divulgar consultórios?

Em tempos em que a internet é acessível de qualquer lugar, não apenas através de computadores, mas também de smartphones e dispositivos móveis, é de grande valor ter o seu negócio, independente do segmento, bem posicionado nos sites de busca.

Confira nosso infográfico de Dados da Internet 2019 para ver o quanto a internet tem penetrado o dia a dia dos brasileiros.

Para isso, podemos contar com diversas plataformas e canais digitais: blogs, sites, mídias sociais, e-mails. Independente da plataforma, o importante é ter uma boa estratégia. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Independente do seu segmento, se você tem um consultório odontológico, médico ou estético, é importante que essas estratégias estejam claras e objetivas para que o seu empreendimento seja bem sucedido.

O que é?

Essa nova forma de marketing surgiu como uma forma de trazer empresas, não importando o tamanho, para os meios digitais, com o objetivo de atrair os consumidores, criar um bom relacionamento com o cliente e, um ponto-chave, é desenvolver e fortalecer a identidade da marca, pois é isso o que faz com que você seja lembrado.

As principais estratégias são:

  • Marketing Inbound;
  • Marketing de Conteúdo;
  • SEO.

Cada um com suas especificidades, todas eles possuem um objetivo em comum: promover as marcas através das mídias digitais.

Marketing Inbound

É um conjunto de estratégias para atrair possíveis clientes e converter em vendas, através de um bom conteúdo digital. Ao invés de ir diretamente atrás do consumidor e, por isso, ser considerado menos invasivo, o Marketing Inbound tem como objetivo posicionar o seu site de forma que seja facilmente encontrado pelo possível consumidor. Por isso, a importância do tópico a seguir. 

Marketing de Conteúdo

Alguns conceitos básicos do Marketing de Conteúdo são a persona, o funil de vendas e o próprio SEO.

A persona surge com a importância de conhecer o seu público específico, ao contrário do público-alvo que possui tem uma definição mais genérica, a persona é feita também através de pesquisas, para que os melhores conteúdos sejam feitos para esse consumidor e também qual é a melhor plataforma de encontrá-lo.

O funil de vendas tem a preocupação de encontrar o possível consumidor no momento certo da busca dele. 

O topo de funil é o lugar da descoberta. No primeiro momento, talvez o seu possível cliente ainda não esteja procurando pelo produto final ou nem ao menos saiba que precise dele. Uma pessoa que esteja buscando formas de ter uma vida totalmente saudável, está procurando por diversas coisas, desde academia, exercícios físicos, como também relacionados a saúde, tanto física quanto bucal, por exemplo.

O meio de funil é a etapa da consideração. Aqui se tem o foco de apresentar todas as soluções para as possíveis questões. Esse mesmo cliente, buscando ser mais saudável, descobriu que também precisa de um constante cuidado com a sua saúde bucal. Para isso, ainda sem falar da marca em si, as publicações digitais possuem o foco em conversão. É possível ter um conteúdo, então, com os benefícios de um convênio odontológico, mas sem especificar as marcas ou valores.

É no fundo do funil que está a decisão da compra e também as propagandas de fato, visando sempre serem as melhores e as mais completas para que o consumidor feche a compra ou negociação. 

Todas as etapas são igualmente importantes, da mesma forma que também é ter bons conteúdos em todas elas.

SEO

Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. É o momento em que a relevância do conteúdo, a experiência do usuário, as palavras-chave e o link building entram em questão, para que as tenha um melhor posicionamento nos mecanismos de busca, o que converte diretamente em leads e vendas.

Vantagens

Através dessas estratégias, é possível atingir o seu público-alvo com mais facilidade, fazendo com que os funcionários do seu seu consultório não percam tempo — ou dinheiro — com pessoas que não tenham interesse real em finalizar a compra ou fechar o negócio.

Isso é importante para direcionar as buscas. Se uma pessoa tem interesse em efetuar uma compra de livros, por exemplo, não tem o por quê aparecer nas buscas dele ou nos anúncios algo sobre convênio odontológico, certo?

Não faz sentido que certas pautas ou determinadas pesquisas apareçam para algumas pessoas. Essa é a importância do meio digital, pois através de boas estratégias, você consegue de certa forma focar melhor nas pessoas que possuem interesse no seu produto ou serviço.

Entretanto, se a pesquisa for sobre corretores, convênios, planos de saúde ou até mesmo os benefícios de uma empresa de trabalho, faz sentido que alguns resultados sejam, de fato, sobre um convênio odontológico.

Isso tudo envolve também outra questão importante para o Marketing Digital: a interatividade. Nos dias de hoje, a experiência do usuário acaba sendo o maior foco de toda a apresentação de uma empresa, até mesmo para fortalecer a marca. Se é de fácil comunicação, se as propagandas, os blogposts e até mesmo as imagens fazem sentido aquilo que é oferecido.

Para o seu consultório

A partir de todas essas razões, você consegue facilmente visualizar por que é importante que o seu consultório esteja nas mídias sociais que façam sentido para o seu cliente, assim como ter sites próprios. Quanto mais fácil for achar a empresa, em geral, mais autoridade e credibilidade ela passa.

Uma questão é ter o maior número de informações nas suas páginas e redes sociais para que o paciente consiga ver e entender facilmente. Telefones bem visíveis, horários de funcionamento, quais serviços oferecem, se atende ou não convênio odontológico ou de saúde e quais deles atendem.

Dessa forma, você evita que um cliente procurando por um tratamento específico ligue no consultório, que só faz atendimento particular, com a intenção de marcar uma consulta através do convênio odontológico que ele possui. 

Isso é apenas um gasto de tempo e de dinheiro a mais para você e para o possível cliente.  Além não ser agradável para nenhuma das duas partes, por isso é bom essas informações básicas sempre estarem de fácil acesso em todas as redes sociais.

Além disso, outra grande vantagem é a possibilidade de analisar e medir se as suas estratégias não apenas estão trazendo os possíveis consumidores, como também por qual caminho ou qual rede social eles estão vindo e se estão, de fato, fechando o negócio ou finalizando a compra.

Dessa forma, você consegue mensurar quais são as melhores técnicas para você e o que faz mais sentido para o seu consultório.

Produtora de Conteúdo de Letícia Eleutério  
Bacharel em Letras pela UNIFESP, tem experiência na área de Criação de Conteúdo, revisão de textos, tradução (PT-EN) e intérprete. Com um projeto pessoal com o Bordado Livre, busca sempre unir a arte das imagens com a arte das palavras.
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Thiago Martins
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