[SEO] 3 maneiras diferentes de encontrar palavras-chaves

Conheça três formas pouco conhecidas de expandir a sua lista de palavras-chave

Acho que vai concordar comigo –  faz todo o sentido começar o seu projeto de SEO encontrando as melhores palavras-chave relacionadas ao produto ou serviço que você oferece.

Caso contrário, se você não definir as frases específicas que o seu público utiliza para fazer a pesquisa, a chance é grande de você fazer todo o esforço e otimizar o seu site para palavras-chave erradas.

Só que tem uma pegadinha: a maioria das palavras-chave utilizadas na pesquisa já estão sendo utilizadas por centenas de domínios, lutando para ranquear melhor nas páginas de pesquisa e são altamente competitivas.

Se o seu site for pequeno ou ainda bem jovem, a tarefa de ganhar as posições dos seus concorrentes pode parecer quase impossível.

Neste post quero mostrar 3 formas menos usadas de olhar além das palavras-chave mais usadas da sua área, expandir o alcance orgânico e aumentar tráfego.

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#1. Identifique as Palavras-chave Relacionadas Semanticamente

Embora a ideia de pesquisa semântica está no mercado por um bom tempo, as empresas que focam em encontrar palavras-chave relacionadas semanticamente são poucas.

Entretanto, palavras-chave semânticas oferecem uma oportunidade maravilhosa para alcançar o público maior e expandir a visibilidade nos resultados de pesquisa.

Para entender melhor como usá-las, vamos primeiro conversar sobre a pesquisa semântica

Então, o que seria a pesquisa semântica?

Crowd.com define a pesquisa semântica assim:

“Em poucas palavras, o objetivo da pesquisa semântica é de ir além do significado de uma palavra ou frase “estático”, aquele que aparece no dicionário, e entender a intenção da solicitação do usuário dentro de um contexto específico. ”

Vamos ver o exemplo de uma palavra “apple” (“maça”). Se um usuário digitar essa palavra-chave no campo de pesquisa ele pode estar procurando por uma dessas três coisas:

– a fruta

– a empresa de produtos eletrônicos, fabricante de iPhone, iPad entre outros

– a gravadora que pertencia à Beatles.

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(Esse resultado não é nada surpreendente para uma pessoa que gosta de tecnologia e de uma certa marca de notebooks e dispositivos portáteis)

Acessando o histórico de pesquisas do usuário, localização, contextos e outras informações, as máquinas de busca hoje em dia conseguem oferecer justo o resultado desejado pelo usuário.

Claro, pesquisa semântica não é só isso, e se você quiser saber mais sobre o assunto, recomendo os seguintes artigos (em inglês):

E as palavras-chave semânticas, como funcionam?

Como a pesquisa semântica procura o significado atrás de cada frase, ele precisa de termos e frases com significado relacionado à sua palavra-chave principal para entender esse significado.

E o papel das palavras-chave semânticas é justo este: esclarecer o significado e ajudar a máquina de busca a entender do que se trata o seu conteúdo.

Em nosso exemplo de cima, já sabemos que a palavra “apple” (“maça”) pode ser usada para falar de três coisas diferentes – a fruta, a empresa de produtos eletrônicos e a gravadora (e se você pesquisar mais acredito que encontrará mais significados!).

Então como a máquina de busca pode saber sobre qual “apple” é a sua página? Já sabe, com a ajuda de palavras-chave semânticas.

Por exemplo, o Google sabe que se você estiver escrevendo sobre frutas, você também vai usar palavras como “delicioso”, “natural”, “orgânico” etc.

Para uma página sobre a empresa de produtos eletrônicos você provavelmente usará palavras “IPhone”, “iPad”, “Steve Jobs”, “inovação” etc

E é aqui que você pode encontrar uma oportunidade boa para expandir a sua lista de palavras-chave

Encontrando e enriquecendo seu conteúdo com palavras-chave semânticas, você cria uma página mais relevante para as máquinas de busca, aumenta a quantidade de frases que podem trazer ranqueamentos bons para suas páginas e posiciona a página para receber o tráfego mais relevante.

Como encontrar palavras-chave semânticas?

O procedimento é bastante simples. Nick Stoyanov mostra quarto jeitos principais de fazê-lo:

  1. Com a ajuda do Google instant search
  2. Resultados de “Pesquisas relacionadas”
  3. Palavras em negrito nos resultados nas páginas de resultados das máquinas de busca
  4. Ferramentas de pesquisa de palavras-chave
Ferramenta de SEO Ideias da SEMrush

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Recomendo ler o manual complete dele para descobrir com mais detalhes como funciona cada um desses métodos.

#2. Vise as palavras-chave da marca do seu concorrente

Diariamente os consumidores procuram as marcas e produtos do seu concorrente online. Eles digitam o nome da marca ou nome do produto na caixinha de pesquisa nas máquinas de busca querendo saber mais sobre ele ou até para comprar os produtos dele.

E você aí, pensando que esse é justo o tráfego que você gostaria de atrair para a sua página! Pensando bem, essas pessoas estão procurando produtos e serviços que você vende. S

im, é verdade que eles estão procurando pelos produtos e serviços do seu concorrente, mas isso não quer dizer que eles não vão comprar de você, considerando que eles descubram que a sua empresa existe e consegue oferecer serviço igual ou melhor.

E essa é a segunda estratégia que queria compartilhar com vocês – use as palavras-chave da marca do seu concorrente.

Entretanto, essa tática é um pouco mais complicada que a tática de palavras-chave semânticas.

É verdade que feita de uma forma correta essa tática pode atrair tráfego de alta relevância para o seu site, e mesmo tendo nível de click-through relativamente baixo (como as pessoas estão procurando por uma marca específica nem sempre eles estão dispostos a entrar no site de uma outra marca), essas palavras-chave conseguem aumentar a visibilidade da sua marca e alcançar o público novo praticamente sem esforço.

Mas ao mesmo tempo, feita de uma forma errada, essa estratégia pode trazer situações desagradáveis (às vezes até problemas de carácter legal) e te colocar no radar dos seus concorrentes.  

Como disse o Evan Cummins no artigo do Wordstream:

“A principal desvantagem de visar palavras-chave da marca do seu concorrente é que isso é quase como começar uma guerra. Você está convidando o seu concorrente a utilizar a sua marca na estratégia de palavras-chave dele e desviar algumas vendas potenciais suas”

Neste caso o conselho é de escolher os concorrentes, cujos nomes você pretende visar, com cuidado e de nunca passar dos limites.

#3. Utilize Trending Words e Hot Topics

E para finalizar lembramos que é altamente aconselhável a seguir os temas de discussões atuais da sua área para encontrar palavras-chave relevantes com menos concorrência e mais tráfego.

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Quase diariamente seu público fica agitado discutindo um ou outro tema, ideia ou tendência e eles podem passar tempo ilimitado online procurando mais informações sobre esses assuntos.

E é aqui que a nossa terceira estratégia entra em jogo.

Sabendo quais são os temas mais quentes da sua área no momento você pode criar conteúdo rapidamente visando as palavras-chave “quentes” e posicionando seu site com essas novas palavras-chave de alta relevância.

A melhor parte é que é muito fácil encontrar estes temas quentes

Muitas ferramentas específicas te permitem a monitorar industrias e áreas a procura de tendências e temas. Por exemplo, Ruzzit permite encontrar os conteúdos mais populares na Internet de acordo com palavras-chave escolhidas.  

Reddit, e especialmente sub-reddits relevantes à sua área podem oferecer ótimas ideias sobre os temas mais “quentes” da sua área e seu público.

Wikipedia Trends e Google Trends permitem analisar as mudanças na popularidade de tal tema e monitorando Google News você consegue descobrir as novidades antes dos seus concorrentes, ganhando tempo de produzir conteúdo e oferecê-lo para o seu público.

Usando essas técnicas de uma forma racional e combinando-as com a pesquisa de palavras-chave tradicional, você consegue ganhar mais tráfego para o seu site e apresentar sua marca para o público.

E você, quais táticas você usa para aumentar a sua visibilidade online e atrair visitantes novos para o seu site?

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