Como bom profissional de marketing é importante orientar seu planejamento e suas ações a partir de dados. Por isso, compilo neste post os principais dados da internet no Brasil e no Mundo em 2021
Já há alguns anos elaboro um infográfico que resume os principais dados da internet.
Nesta publicação, dos Dados da Internet em 2021 – tendo como fonte o relatório da We Are Social e Hootsuite – poderemos ver como a tecnologia e a conexão tornaram uma parte essencial da vida das pessoas no ano passado, seja na mídia social, comércio eletrônico, conteúdo de streaming e videogames, houve um grande aumento nos últimos 12 meses.
COVID-19 também introduziu um novo conjunto de desafios e oportunidades para o mercado e, portanto, 2021 tende a continuar.
Alguns dos principais pontos dos relatórios deste ano incluem:
- Mudanças na forma como as pessoas buscam informações e marcas;
- A evolução demográfica de audiências online;
- A importância crescente do comércio eletrônico;
- Por que o celular é essencial, mas não a única resposta; e
- Por que precisamos mudar as métricas que orientam nosso ‘mix’ de mídia social.
Fiz um pequeno vídeo que ilustra os dados:
Sobre os dados na internet brasileira, em 2021, destaco alguns pontos:
As maiores redes sociais do país:
- YOUTUBE
- FB MESSENGER
- TIKTOK
Os sites mais acessados foram:
- GOOGLE.COM
- GLOBO.COM
- UOL.COM.BR
- FACEBOOK.COM
- YOUTUBE.COM
- GOOGLE.COM.BR
- SP.GOV.BR
- XVIDEOS.COM
- MERCADOLIVRE.COM.BR
- WIKIPEDIA.ORG
O comércio eletrônico tem sido um ponto forte entre os canais de varejo durante o coronavírus, à medida que os consumidores dependem das transações digitais em meio ao fechamento de lojas físicas e ao medo de infecção. Desta forma, também separei estes dados em um outro infográfico:
Vale a pena destacar que ainda não são todos os brasileiros que compram online, isto é, ainda é um mercado que tende a crescer. Bem como há a possibilidade de que o ticket médio de compras por brasileiro aumente anualmente.
Caso queira ver na íntegra o estudo Digital 2021, clique aqui.