5 dicas de SEO para quem está começando no marketing digital

SEO ou Search Engine Optimization representa um conjunto de táticas para melhorar o posicionamento das suas páginas nos mecanismos de busca, com Google e Bing. Como o próprio nome diz, a ideia é utilizar técnicas de otimização para mecanismos de busca em seu site, com o fim de ser encontrado facilmente nos sites de busca.

Se você quer aparecer nos resultados de busca do Google, você precisa trabalhar com SEO. Investindo nos aspectos de SEO do seu site, você está investindo no alcance do seu negócio online. No começo, SEO pode ser um pouco complicado para entender, por isso separamos 5 dicas de SEO para quem está começando no marketing digital.

Vamos lá?

SEO-iniciantes

1. Planeje o seu conteúdo cuidadosamente

Quando for publicar um novo artigo no seu blog ou uma página no seu site, planeje cuidadosamente como você pretende estruturar esse conteúdo. Uma das dicas de SEO mais recomendadas é a utilização de palavras chave várias vezes nas páginas.

Uma palavra chave é o termo principal do seu artigo, se você tem um conteúdo sobre como “perder peso”, esse seria um termo que você pode considerar como palavra chave. Para saber qual é a melhor palavra chave para usar em suas páginas, você pode utilizar sites como Google Trends, que vão te indicar as tendências no seu nicho.

Algumas questões a se fazer é:

  • As pessoas estão buscando por esse termo?
  • Meu conteúdo traz a resposta para a questão dessa busca?
  • Essa palavra chave se encaixa bem em vários contextos na página?

Se a resposta é sim para essas perguntas, você já pode começar a planejar o seu conteúdo e pesquisar como fazer da melhor forma para seus visitantes.

OBS: não tente forçar a inclusão das palavras chave de qualquer forma, o Google pode identificar e te penalizar por isso.

2. Estrutura do HTML (meta tags)

Não tem como dar dicas de SEO sem mencionar a estrutura de um documento da web, ou seja, um documento HTML. Mas não precisa se assustar com o termo, apesar do HTML ser uma linguagem da web, não é uma linguagem de programação e sim uma linguagem de marcação, em que não há tanta complexidade.

Basicamente, para melhorar o SEO você precisa trabalhar na estrutura do HTML da sua página. Existem tags bem importantes que devem estar sempre definidas nas suas páginas. São elas:

  • Title (ou meta title) – que indica o título da sua página e é recomendado que tenha a sua palavra chave;
  • Description (ou meta description) – que é a descrição da página, aquele texto curto que aparece no resultado do Google;

Essas são as duas principais tags para trabalhar em seu artigo, é importante que todas as páginas tenham essas tags preenchidas de acordo com o planejamento do seu conteúdo. Fora essas tags, também é recomendado que você utilize os termos mais importantes do seu conteúdo em tags de destaque, como <h2> e <h3>.

Não faltam ferramentas para te ajudar a entender como seus concorrentes estão fazendo e te ajudar a fazer também.

3. Utilize uma URL curta e fácil de lembrar

Além de ter um documento bem estruturado, outra dica importante de SEO é definir bem os endereços ou URLs de cada página do seu site.

Para cada página em seu site, crie uma URL que seja:

  • Fácil de lembrar;
  • Curta (ou não seja muito longa);
  • Passe a mensagem sobre o que se trata a página;
  • Tenha a palavra chave da página.

Essa mesma lógica pode ser aplicada também em um elemento importante na página do seu site – o elemento de imagem. Cada imagem do seu site deve ter um texto de descrição, que é definido no atributo alt do elemento img. Certifique-se preencher esse atributo em todas as suas imagens para ajudar o Google a entender sobre o que sua página se trata.

4. Melhore o desempenho do seu site

Pode parecer clichê, mas essa é uma das dicas de SEO mais importantes. O Google já deixou bem claro que não gosta de sites lentos, mal feitos ou inseguros. Você pode ver isso na recente mudança com relação ao uso de HTTPS nos sites. Quando você acessar um site sem um certificado ou sem HTTPS, os navegadores vão indicar que o site é inseguro.

Da mesma forma, um site que demora muito para carregar, que os visitantes entram pela página de busca e logo saem por causa do desempenho, vai mandar a seguinte mensagem para o Google: o conteúdo do site não atende o meu termo de pesquisa.

Isso é algo que ninguém que tem um negócio online deseja. Por isso, é muito importante investir no desempenho do seu site. Como criar um site, otimizá-lo e mantê-lo otimizado não é uma tarefa fácil, o Google oferece ferramentas para ajudar a entender o que pode estar atrapalhando o desempenho das páginas, como o Google PageSpeed Insights.

Além de ser excelente para SEO, os visitantes adoram um site rápido e leve. Logo, se você quer aumentar as visitas no seu site, você precisa estar sempre melhorando o desempenho do mesmo.

5. O usuário deve vir em primeiro lugar

Entre as dicas de SEO em nosso artigo, essa talvez pareça um pouco contraditória, no entanto, ela é uma das mais importantes. Muitas pessoas que trabalham com SEO acabam esquecendo o aspecto mais importante do seu conteúdo, que é trazer algo relevante e de qualidade para seus visitantes.

Isso não quer dizer que você deve deixar pra trás todas as dicas anteriores, mas sim, priorizar e equilibrar a aplicação dessas técnicas. Não adianta otimizar a sua página com cada técnica de SEO existente se o seu conteúdo não é de qualidade.

Pense sempre no que o usuário espera das suas páginas, seus textos, seus conteúdos, antes de pensar como o Google vai pensar sobre elas. Certamente você conseguirá encontrar uma forma de otimizar seu conteúdo para SEO, sem atrapalhar o conteúdo o usuário.

Gostou dessas dicas e quer entender mais a fundo sobre SEO? Confira o nosso artigo SEO para iniciantes e comece a aplicar as técnicas para aumentar o alcance do seu negócio na web!

José Rodrigues

Gerente de Projeto

https://www.melhorhospedagemdesites.com
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