13 ferramentas incríveis para espionar seus concorrentes

11 fev
2015

Conheça o seu inimigo como a si mesmo e não precisa temer o resultado de cem batalhas. (A Arte da Guerra – Sun Tzu)

Sempre fez parte das estratégias de marketing analisar o mercado e seus concorrentes.  Não estou falando de espionagem industrial, mas sim o uso de ferramentas online que podem varrer planos e táticas dos seus concorrentes.

As razões para fazer isso são:

  • Recolher dados reais ao invés de suposições de ‘achometro’.
  • Talvez os nossos concorrentes estão nos monitorando e, assim, criando vantagem competitiva.
  • Melhorar a retenção dos clientes obtendo inspiração para novas formas de se conectar com eles.
  • Descobrir o que os concorrentes estão fazendo e de como podemos mudar a nossa tática.
  • Utilizar de informações para otimizar nosso planejamento de marketing.
  • Existem várias ferramentas (boa parte gratuitas) que nos auxiliam nesta busca de dados na internet.

Não estou falando de ações ilegais, pelo contrário existem ferramentas legais para realizar esta ‘espionagem’. A internet é um mar de informações e a utilização de algumas ferramentas ajudam filtrar os dados que auxiliam em saber o que os concorrentes estão fazendo. Ajuda ao tomar decisões inteligentes que irão manter os clientes atuais e atrair novos.

Se quiser conhecer mais ferramentas e materiais gratuitos de marketing: conheça a nossa biblioteca.

É importante identificar quais os seus principais competidores e reunir informações detalhadas sobre os pontos fracos e fortes dos mesmos.  Utilizar do benchmark entre seu site e de um concorrente ou, também, obtendo uma estimativa do número de visitas de um site onde se queira anunciar. Estas informações se baseiam em dados disponíveis na internet.

Como identificar os Principais Concorrentes

“Se eu fosse meu cliente, quais palavras-chave eu pesquisaria no Google?”

O primeiro passo é determinar quais são as palavras-chave da sua área de atuação (baseadas nos produtos e serviços oferecidos, nas sua localização, diferenciais, etc).

Feita a lista, pesquise no Google estes termos e anote os principais resultados que aparecem na primeira página. Assim o buscador irá listar todos os sites que o Google percebe como sendo relacionados ao seu negócio e a maioria será o dos seus competidores. Esta estratégia é poderosa, estas e outras táticas digitais ensinamos no nosso curso de Inovação Digital.

Selecionando os Seus Principais Competidores

Tendo uma lista de seus concorrentes, selecione aqueles que mais apareceram na lista (pelo ao menos 3 deles). Visite o site e as redes sociais deles e crie um relatório identificando:  público-alvo, preços e promoções comparados com os seus, chamadas à ação do site,  descrições e imagens dos produtos/serviços, possui uma versão mobile, quais redes sociais atuam, entre outros pontos que acredita ser pertinentes.

A reflexão acima ajuda na criação de um panorama geral do seu mercado. Também é possível utilizar de várias ferramentas para complementar sua análise:

  1. Semrush

Pelo Semrush é possível saber fontes de tráfego do site, e também dos seus concorrentes. Essa é a ferramenta favorita de muitos profissionais de marketing, pois exibe um relatório completo de dados. Você consegue rastrear as palavras-chaves mais utilizadas que levam tráfego ao site do seu concorrente, os anúncios feitos por ele e o seu ranking nas pesquisas orgânicas.

O custo é zero para obter algumas informações, mas, se você pretende ter um relatório completo, o ideal é assinar a ferramenta. Dá pra saber diversas informações relacionadas ao tráfego: quantos são de anúncios pagos ou da busca orgânica, como também uma listagem de palavras-chave que dão resultados.

O vídeo abaixo ajuda em entender esta estratégia:

2. KEYWORD SPY

É uma ferramenta de análise de palavras-chave. Permite não só procurar e identificar palavras-chave extremamente rentáveis para campanhas de PPC, link building, como também possibilita analisar quais as palavras-chave que os seus concorrentes estão utilizando. Oferece uma análise integrada e completa dos dados referentes a esses mercados de ação.

3. DOMAIN STATS TOOL

Esta ferramenta permite saber quase tudo sobre o website ou blog, como também saber sobre os seus concorrentes diretos e indiretos. Os dados estatísticos incluem informação sobre o ranking Alexa, idade do Domínio, WebRank do Yahoo, listas Dmoz, número de backlinks e número de páginas indexadas nos diferentes motores de busca.

4. Matt Kersley

Verifica se o site é responsivo. Veja se seu site e dos seus concorrentes é preparado para ser aberto em dispositivos móveis.

Lembre-se, ter um site responsivo ajuda no posicionamento orgânico no Google.

kit_ferramentas_ebook

 

5. Talkwalker Alerts

Que tal ser notificado quando citam sua marca ou do seu concorrente? Com o Talkwalker você será alertado por e-mail de menções que fizeram pela sua marca ou do concorrente

6. WEBSITE GRADER

Uma das melhores ferramentas disponíveis atualmente no mercado. Muito intuitiva e simples de utilizar, dá uma visão extremamente global e completa do que seu site tem de melhorar, nomeadamente as keywords que geram tráfego, o SEO do blog, a popularidade social, o número de backlinks e palavras-chave do blog, etc.

7. RANK CHECKER SEOMOZ

Para utilizar esta ferramenta, é obrigatório registar uma conta gratuita na SEOmoz. Depois disso, você só necessitará colocar o endereço do site, uma palavra-chave específica e o motor de busca onde pretende analisar, e o Rank Checker retorna-lhe toda a informação que você necessita saber sobre o rankeamento do seu blog para determinadas palavras-chave. Poderá fazer o mesmo para os seus concorrentes e verificar lacunas existentes que possam ser devidamente exploradas.

8. Similarweb

O Similarweb entrega praticamente um dossiê dos seus concorrentes: de onde vem as visitas, qual porcentagem vem do Google, quais redes sociais geram visitas e até quais as keywords mais trazem visitas dos buscadores. Além disso, mostra em quais outros sites as pessoas entram e se existem sites parecidos.

9. Keyword Spy

No Keyword Spy você poderá espionar as palavras-chave que deseja e obter uma relação de empresas que investem nelas.  Também poderá identificar os concorrentes das pesquisas orgânicas e sugestões de keywords relacionadas.

10. Fanpage Karma

Saiba tudo sobre as fanpages dos seus concorrentes, suas interações e muito mais. No modo gratuito é possível extrair informações interessantes também da sua marca.

11. Alexa.com

O Alexa é um ranking que muitas empresas usam. Ela fornece um panorama  dos sites concorrentes, como engajamento dos usuários, perfil e volume de tráfego.

12. Ahrefs

Descubra quais links direcionam para os sites dos seus concorrentes. Com o Ahrefs é possível saber de onde estão vindo os links, o volume, assim você pode tentar conseguir links dos mesmos sites. Também é possível ver quais são os melhores conteúdos do site.

13. WooRank

Faz um diagnóstico no site para identificar SEO, tecnologia e usabilidade. É possível também obter um relatório do site diante das redes sociais. Ótima ferramenta.

EM RESUMO

Informação é uma das chaves da competitividade. Há várias ferramentas  que ajudam em tomar boas decisões. Assim, sugiro:

– Assine a lista do concorrente e receba e-mails com suas promoções.
– Visite regularmente o concorrente para ler seu conteúdo (site e redes sociais).
– Não mude de estratégias toda vez que seu concorrente aplica uma ideia diferente. Mantenha um foco.

Sugira e compartilhe estas dicas!

 

 

Thiago Martins
author

23 Comments

  1. Welder | 12 de Fevereiro de 2015 at 21:20

    Quero saber

    Reply
  2. Abimael | 7 de Abril de 2015 at 17:04

    Muito legal, acabei usando alguns destes sites para melhorar meu site.
    http://www.gelok2.com.br

    Muito obrigado!

    Reply
  3. Luiz Ernesto | 12 de outubro de 2015 at 18:56

    Parabéns pelo post esclarecedor e acessível!

    Reply
  4. Dedicated servers | 15 de Março de 2016 at 04:44

    Detalhe, para que voce possa sugar o maximo dos seus concorrentes e copiar exatamente o que pode ser util para sua audiencia, e preciso conhecer o seu cliente ideal

    Reply
  5. Deu na Net | 15 de Março de 2016 at 17:26

    A melhor ferramenta é o Similar Web. O grande problema são os valores cobrados pela empresa, pagar 190 dólares é bastante “puxado”, principalmente para quem está começando seus negócios digitais.

    Reply
  6. Ed santos | 20 de julho de 2016 at 18:30

    Excelente artigo!
    Eu usava o similarWeb quando trabalhava em agência, mas agora como autonomo ainda não dá pra pagar US$ 199,00 por mês. Mas vale muito a pena!!!
    Pra começar o projeto do blog Alimento e Vida (http://felicidadecorporal.com.br) eu fiz as pesquisas pelo Similar web.

    Reply
    • Eli Martins | 6 de junho de 2017 at 17:45

      Olá Ed,
      Você que já usou o SimilarWeb poderia me ajudar entender uma coisa;
      Porque os dados de visitas do Google Analytics são tão absurdamente diferentes dos dados que aparecem no SimilarWeb?
      Fui testar meu blog e notei essa diferença bem grande.
      Agradeço se ajudar esclarecer.

      Obrigada

      Eli Martins
      eh!DÉCOR

      Reply
      • Vinícius | 14 de setembro de 2017 at 11:26

        Testou com conta gratuita ou com versão paga? Se for a gratuita, as métricas são sempre “aproximadas”, ele apenas dá um tapa nas informações. Somente pagando é possível ter exatidão.

        Reply
  7. Alan | 20 de novembro de 2016 at 12:31

    Não conhecia boa parte deles, estamos começando a usar, para entender métricas a aumentar nossos resultados na empresa.
    Muito obrigado…

    Alan

    Reply
  8. adauto bulhões | 19 de dezembro de 2016 at 23:12

    Excelentes dicas, parabéns!!

    Reply
  9. Denis Garcia | 20 de Janeiro de 2017 at 12:58

    Excelente matéria e vou colocar em prática. Parabéns.

    Reply
  10. Eli Martins | 6 de junho de 2017 at 17:48

    Adorei o artigo Thiago, mesmo que de 2015 ainda bem atual.
    Ajudou porque vários eu não conhecia, só estou com dúvidas no Similar Web, que perguntei agora pouco para o Ed.

    Obrigada

    Eli Martins |eh!DÉCOR

    Reply
  11. Arminda Lucena | 26 de junho de 2017 at 09:29

    Muito bom o artigo bem relevante as dicas gostei muito obrigada.

    Reply
  12. Solange Carvalho | 3 de julho de 2017 at 16:17

    Não conhecia boa parte deles, estamos cusando aqui no nosso site, e está melhorando muito.
    http://www.apegodigital.com.br

    Reply
  13. Luciana Sena | 23 de outubro de 2017 at 03:06

    Muito bom não sabia de tudo isso adorei o artigo, me ajudou bastante.

    Reply
  14. wilton | 9 de novembro de 2017 at 22:44

    Òtimas ferramentas de seo,mais para que ta iniciando fica uma pouco pesado pagar por algumas

    Reply
  15. Gostosas Novinhas | 18 de novembro de 2017 at 16:08

    Ótimo post, com algumas opções que eu não conhecia.

    Reply
  16. Kel | 8 de dezembro de 2017 at 20:34

    Excelente experimentei o WEBSITE GRADER e gostei do que vi.

    Reply
  17. Sergionline | 10 de Janeiro de 2018 at 10:21

    Gostaria de saber apenas uma ferramenta que mostra o ranqueamento das palavras chaves e dos competidores. Mas é um ótimo artigo, parabéns!

    Reply
  18. Nilton cesar de souza | 17 de Janeiro de 2018 at 14:59

    Foi muito bom a matéria acima , estamos utilizando algumas estrategias e bem sucedidas.
    https://www.wmjoias.com.br/

    Reply
  19. ethereum problems | 10 de Fevereiro de 2018 at 14:32

    Wow, that’s what I was looking for, what a information! existing here at this webpage, thanks admin of this site.|

    Reply
  20. Frankrike vm drakt | 10 de julho de 2018 at 09:17

    Hello, yeah this paragraph is really fastidious and I have learned lot of things from it
    regarding blogging. thanks.

    Reply
  21. XvideosBrasil | 14 de julho de 2018 at 21:01

    Sem dúvidas me ajudou muito

    Reply

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *