Snapchat x Instagram: qual deles você deve usar?

Descubra se o Snapchat ou o Instagram é o melhor canal para sua marca

Talvez estas duas são as redes sociais que mais cresceram nos últimos anos.

Com propósitos parecidos – criar e publicar vídeos e fotos – Snapchat e Instagram funcionam de maneiras diferentes.

Ambos podem ser utilizadas por pequenos e médios negócios para promover o marketing digital, mas qual deles você deve optar?

Cada uma das plataformas tem pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e melhores usos, depende apenas da subjetividade de cada empresa, e da maneira com ela irá tirar proveito dessas plataformas.

Vamos descobrir o que é melhor para o seu negócio?

 

Marketing com Snapchat

Lançado em 2011, o Snapchat é uma plataforma de mídia social que permite que você tire fotos e vídeos, adicione texto a eles, e envie para um ou outro amigo ou compartilhe com todas as pessoas que seguem você.

Ele vem com um ponto divertido – uma vez que os espectadores abram o seu Snap, eles têm apenas dez segundos para visualizá-lo (ou a duração do vídeo) antes que ele seja automaticamente excluido. Eles operam sobre o princípio do ” agora você vê, agora você não vê”. Há a possibilidade de tirar prints da tela, mas esses são avisados ao gerador do conteúdo.

Marcas já usam o Snapchat para negócios, a Tacobell é um bom exemplo de marca que usa muito bem esta rede.

Parte de saber o que é melhor para a sua marca é saber as estatísticas e métricas que ajudam a determinar o potencial de marketing do Snapchat em geral e para o seu negócio específico. Aqui está os mais importantes:

  • A estimativa de usuários do Snapchat é de 100 milhões de pessoas

  • São enviados cerca de 100 milhões de Snaps todos os dias

  • 70% dos usuários são mulheres

  • A idade dos principais usuários varia ente 13 e 24 anos

  • 77% dos universitários utilizam Snapchat

  • Apenas 1% dos anunciantes usa o aplicativo para marketing, o que significa que há muito espaço para ser explorado.

 

Pontos positivos do Snapchat para as marcas

Snapchat tem alguns grandes pontos fortes que os comerciantes devem, pelo menos, considerar o uso. Embora seja uma plataforma relativamente nova, seu uso é crescente, e devido a pequena quantidade de marcas que estão utilizando-a, pode ser um diferencial para seu negócio.

Seus usuários são ativos, o que os torna mais receptivos as mensagens que são enviadas, e também há uma grande chance de não ignorá-las.

Snapchat também é ideal para criar um senso de urgência, por apenas revelar seu conteúdo por 10 segundos, é mais fácil prender a atenção do usuário e pode incentivá-los a tomar medidas mais rápidas.

Pontos negativos do Snapchat para as marcas

A principal fraqueza do Snapchat é a sua audiência limitada. Em comparação com a maioria das outras plataformas de mídia social, a sua audiência é ainda muito pequena, embora seja muito bem segmentada. 

O limite de tempo também tem seus pontos negativos, não possibilitando que o consumidor analise o produto que está vendo ou processe a informação com muita facilidade.

O tempo é tudo para o Snapchat, porque a imagem não vai pendurar para ser vista mais tarde em um momento mais oportuno. Não há permanência. Alguns casos de sucesso de marketing vem da prevalência, onde os usuários irão ver um anúncio ou uma imagem várias vezes antes de sucumbir à tentação das compras. Snapchat não lhe dá essa opção.

Os maiores usuários de Snapchat incluem jovens estudantes que são pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens. Se eles são seu público-alvo, invista no Snapchat imediatamente.

Snapchat também é usado para campanhas que visam utilizar ou criar um senso de urgência. Ter um post que dura apenas dez segundos faz dos usuários muito mais propensos a tomar medidas sobre isso agora, naquele exato segundo, antes que a imagem se vá e eles esqueçam, especialmente se é um código promocional que é lançada em um Snap.

Revista Cosmopolitan no Snapchat

Revista Cosmopolitan no Snapchat

Marketing com Instagram

instagram para marcas

Há tempos esta rede social é utilizada para o marketing digital.

Instagram é uma empresa irmã do Facebook, e permite aos usuários postar imagens e vídeos  para os seguidores de seu perfil, ou em caso de um perfil público, para todos os usuários. Além das fotos é possível também postar uma descrição, emojis e hashtags.

Ao contrário Snapchat , essas imagens estão aqui para ficar , eles são como as mensagens do Facebook , e ao menos que excluídas, podem ser acessadas a qualquer momento no futuro.

Há também a possibilidade de fazer campanhas patrocinadas como no Facebook, com o objetivo de atrair mais seguidores para seu perfil e maior divulgação.

Os dados mais importante do Instagram são chamativos para os empresários :

  • 300 milhões de usuários ativos mensalmente
  • 75 milhões de usuários diários
  • Uma média de 70 milhões de fotos publicadas por dia
  • O botão de curtir é clicado cerca de 2.5 bilhões de vezes em um dia
  • O usuário médio gasta cerca de 20 minutos por dia no app
  • 41 % dos usuários estão entre as idades 16-24 e  35 % dos usuários estão entre 24-34

 

Pontos positivos do Instagram para as marcas

O uso das hashtags é um dos pontos fortes do Instagram, os usuários utilizam muito esse recurso colocando várias hashtags em suas postagens. Se você não sabe quais estratégias usar, este artigo pode te ajudar.

Essas hashtags se tornam links clicáveis que levam os usuários para o feed de imagens que usa as mesmas tags. Este é um grande bônus, pois permite que as marcas usem hashtags com maior inteligência, que não só ajudam a melhorar a sua marca, mas também conectar com os usuários e, potencialmente, até mesmo gerar conversa.

Então, para recapitular: você pode usar isso para direcionar os usuários, bem como para aumentar o engajamento e conversão sobre o seu conteúdo e negócio. 

Com sua conexão com o Facebook o Instagram também oferece a vantagem adicional de uma integração perfeita e que lhe permite cruzar e promover o seu conteúdo, isto significa mais olhos sobre ele em mais lugares, o que é sempre uma coisa boa. 

Com os filtros e edições de imagem é possível criar imagens muito atraentes, seu produto vai ficar muito mais bonito.

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O engajamento e a interação pode ser público. As pessoas podem comentar ou gostar seus posts publicamente, em vez de responder de forma privada .

Por fim, Instagram também oferece permanência, a menos que você decidir excluir uma imagem ou vídeo, ele está lá para ficar. Isso significa que os usuários podem percorrer semanas ou mesmo anos depois de ter sido publicado. 

Instagram funciona bem se você está vendendo um produto visual. Instagram é tudo sobre a imagem, assim destacar seu produto visualmente e esteticamente é importante. Suas imagens também devem ser de maior qualidade no Instagram, o que significa que mais tempo para criar e editá-las.

É também a plataforma ideal quando você está procurando se conectar com uma grande quantidade de novos usuários, graças à sua hashtag . A hashtag também pode ser uma ferramenta extremamente valiosa para a construção de sua marca e gerar conversa em torno dela.

Pontos negativos do Instagram para as marcas

Um dos pontos negativos é que você pode apenas rolar a barra sem realmente estar vendo aquelas imagens, como uma atividade mecânica e sem engajamento.

É preciso escolher muito bem as imagens que vão ser colocadas, elas devem chamar e prender a atenção. Colocar imagens dos bastidores também é um bom recurso, mostrando como são feitas as coisas em sua marca ou empresa.

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Um outro ponto negativo é que sobre o algoritmo que foi implementado recentemente. Até 2015 as fotos eram publicadas no feed em ordem cronológica (ou seja, todos os seguidores conectados eram impactados), agora o feed funciona como o Facebook e as marcas devem buscar engajamento.

Agora você já pode escolher e planejar suas estratégias para utilizar essas plataformas da melhor maneira!!!

Via:  Adespresso

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