Como se posicionar no mercado para ser reconhecido como especialista

07 fev
2020

Não importa em que negócio ou setor você esteja, se você não conseguir novos clientes, provavelmente não permanecerá no mercado por muito tempo.

E como você provavelmente já sabe, encontrar e manter clientes pode ser um desafio.

Não importa quais produtos ou serviços você oferece, é provável que seus potenciais clientes tenham muitas opções diferentes para escolher.

Ser capaz de se diferenciar de seus concorrentes e se posicionar como a pessoa ou empresa mais adequada para atendê-los é vital para seu sucesso.

O segredo para ser notado apesar de todo o barulho no mercado é a autoridade. Quando você tem autoridade, as pessoas prestam atenção.

Quando você é percebido como um especialista em seu setor, as pessoas naturalmente querem trabalhar com você. Eles vão te procurar.

Chegar a esse nível tem tudo a ver com posicionamento. Usando algumas estratégias simples, você pode se posicionar como o especialista em seu setor.

Você pode atrair negócios para você. Em vez de procurar constantemente o seu próximo cliente, você pode se transformar em um ímã do cliente e deixar ele encontrá-lo.

Aqui estão 10 maneiras de se posicionar como especialista em seu setor:

1. Comece seu próprio blog

Sem dúvida, você deve ter seu próprio site. Mas, mais especificamente, você deve ter seu próprio blog.

Ter um blog permite compartilhar conteúdo valioso, seja em formato escrito ou em vídeo, regularmente.

À medida que você publica e promove seu conteúdo on-line, você gradualmente começará a se posicionar como um especialista nos tópicos em que você se concentrar.

Outra vantagem dos blogs regularmente é que ela oferece a outras pessoas a chance de compartilhar seu conteúdo com suas redes (por exemplo, através das mídias sociais), o que atrai novos visitantes ao seu site.

Um artigo bem escrito com informações valiosas provavelmente será compartilhado pelas pessoas que gostaram.

É assim que o conteúdo se torna viral – por meio do compartilhamento ponto a ponto.

Ao blogar regularmente, você expõe sua marca e sua empresa a novos públicos de forma consistente.

2. Escreva para outros sites e blogs de autoridade

Faça uma lista dos sites e blogs mais populares do seu setor. Estes são os sites que seus clientes ideais estão visitando regularmente para obter informações sobre o seu tópico.

Entre em contato com esses sites e peça para se tornar um colaborador convidado.

A maioria dos proprietários de sites sempre procura conteúdo de alta qualidade para publicar em seus sites, que agregue valor aos visitantes.

Escreva um artigo exclusivamente para cada site da sua lista e inclua sua biografia com um link para o seu site no final do artigo.

Essa estratégia, conhecida como guest blogging, ajuda você a transmitir sua mensagem para novos públicos on-line que talvez nunca o tenham descoberto.

Você fornece conteúdo para o site gratuitamente, e esse conteúdo ajuda a direcionar novos visitantes ao seu site. É um ganha-ganha.

3. Seja um convidado em podcasts

A maioria dos apresentadores de podcast está sempre à procura de mais convidados para entrevistar em seu programa.

Se você acha que sua história, mensagem ou conselho agregariam valor ao público de um podcast específico, visite o site desse podcast e encontre a Página de contato.

Envie ao apresentador uma breve mensagem descrevendo sua experiência e área de especialização e diga que você gostaria de ser considerado um convidado em potencial para o programa.

Muitos podcasts atraem milhares, até dezenas de milhares de ouvintes regularmente.

Se você faz parte da rotina de participar regularmente de outros podcasts, seu nome será gradualmente conhecido por milhares de pessoas altamente segmentadas de todo o mundo.

No final de cada entrevista, diga aos ouvintes como eles podem entrar em contato com você se quiserem saber mais sobre o que você faz ou como pode ajudá-los.

4. Hospede seu próprio podcast

Existem várias maneiras de criar uma plataforma, mas atualmente, hospedar um podcast é provavelmente a maneira mais eficaz de fazê-lo.

Muitos autores, palestrantes, treinadores, consultores e até grandes organizações recorreram ao podcasting para compartilhar sua mensagem e aumentar seu público.

Há uma grande mudança na maneira como consumimos nossas informações. As pessoas desejam informações específicas, sob demanda, em um formato conveniente para elas.

Esta é uma das razões pelas quais o podcasting se tornou tão popular.

Ao contrário de um vídeo, artigo ou livro, que exige 100% do tempo e atenção de alguém para consumir, uma pessoa pode ouvir um podcast enquanto faz outra coisa, como exercitar, dirigir ou limpar a casa.

Ter seu próprio podcast permite compartilhar sua história e conselhos sobre um tópico muito específico e atrair um público-alvo muito específico.

Ter um podcast também oferece uma enorme vantagem sobre outros criadores de conteúdo.

Atualmente, existem dezenas de milhões de blogs online hoje em dia e quase tantos livros. Mas definitivamente não existem milhões de podcasts.

Começar um agora provavelmente lhe dará uma tremenda vantagem sobre seus concorrentes.

5. Crie uma página ou grupo do Facebook

Se você é ativo nas mídias sociais, considere criar uma página no Facebook para sua marca pessoal ou para sua empresa.

Ter sua própria página no Facebook (diferente de um perfil pessoal) é uma ótima maneira de obter o status de “celebridade” em seu setor / nicho.

Quando alguém tem uma página no Facebook com centenas ou até milhares de fãs, existe um forte elemento de prova social que ajuda a edificá-la como especialista em seu setor.

Ter uma página no Facebook também permite que você aproveite as oportunidades de publicidade incrivelmente poderosas que o Facebook oferece.

Você não pode colocar anúncios no Facebook como indivíduo. Você precisa ter uma página.

Depois que sua página estiver configurada, você poderá criar anúncios que serão exibidos nos feeds de notícias e / ou nas barras laterais de usuários do Facebook altamente segmentados.

Você também pode pagar para promover suas postagens, expondo-as a novos públicos.

Outra maneira de aproveitar o Facebook para criar sua marca pessoal é iniciar um grupo no Facebook.

Criar um grupo no Facebook permite que você crie um senso de comunidade entre o seu público.

Ao contrário de uma página do Facebook (que normalmente é apenas um lugar para você transmitir sua mensagem ou conteúdo para seus seguidores), um grupo do Facebook é o ambiente perfeito para facilitar conversas e construir relacionamentos fortes com outros membros do grupo.

Como líder e facilitador do grupo, seus membros apreciarão que você tenha a oportunidade de receber ideias valiosas e incentivo de outros membros.

6. Otimize seu perfil do LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social muito popular para empreendedores e profissionais de negócios.

Seu perfil do LinkedIn é um ótimo lugar para mostrar sua experiência, experiência profissional e realizações.

Quando usado corretamente, pode ser uma ferramenta de rede e posicionamento incrivelmente poderosa.

Aqui estão algumas dicas para otimizar seu perfil do LinkedIn:

  • Use uma foto profissional para sua foto de perfil;
  • Escreva uma descrição atraente do perfil que destaque sua experiência e áreas de especialização;
  • Adicione habilidades específicas ao seu perfil para que as pessoas da sua rede possam apoiá-lo por essas habilidades;
  • Colete depoimentos de outros usuários do LinkedIn em sua rede (escreva depoimentos para outras pessoas primeiro e elas provavelmente corresponderão);
  • Inclua uma maneira de entrar em contato com você ou um link para seu site;

7. Adicione depoimentos de clientes ao seu site ou materiais de marketing

Independentemente do tipo de negócio que você possui, essa estratégia é muito eficaz.

Entre em contato com alguns de seus clientes anteriores e peça que eles preparem um depoimento em seu nome.

Peça permissão para exibir esse depoimento em seu site e em seus materiais de marketing.

Os depoimentos em vídeo são ideais, embora os depoimentos escritos ainda sejam muito eficazes.

Como os consumidores decidem de quem comprar um produto ou serviço, desejam ver algum tipo de prova social de que outros tiveram uma boa experiência com esse produto ou serviço.

Ninguém quer arriscar gastar seu dinheiro em um produto ou serviço medíocre, ou ser o primeiro a comprá-lo.

Eles querem ter certeza de que o que estão comprando realmente agregará valor a eles e que outros que compraram antes deles ficaram satisfeitos com sua experiência.

8. Comente em blogs e em grupos de mídia social

Uma ótima maneira de se tornar conhecido no seu setor é se engajar em conversas que estão acontecendo nos blogs populares e grupos de mídia social (grupos do Facebook, grupos do LinkedIn etc.) no seu setor.

Esta não é uma estratégia para lançar seu produto ou serviço ou compartilhar agressivamente um link para seu site na Internet (que é considerado spam).

Essa estratégia é para agregar valor a outras pessoas, compartilhando conselhos úteis, ideias e respondendo a perguntas que outras pessoas estão fazendo.

Outra vantagem de agregar valor às conversas on-line é que os proprietários desses blogs ou grupos de mídia social provavelmente perceberão.

Construir relacionamentos com outros influenciadores do seu setor nunca é uma má ideia, pois abre as portas para possíveis colaborações ou parcerias no futuro.

Comentar regularmente em suas plataformas pode ajudar a construir esse relacionamento.

9. Publique um livro

Escrever e publicar um livro é uma estratégia que pode ajudar a diferenciá-lo imediatamente da maioria dos seus concorrentes.

Pense nisso. Se seus concorrentes estão distribuindo cartões de visita, esperando que o telefone toque e você está dando cópias do seu livro como presentes para clientes em potencial, quem você acha que ganhará mais negócios?

Você vai, porque é você quem tem um livro.

Felizmente, não é mais difícil ou caro se tornar um autor. Depois de escrever seu livro e criar uma capa, você poderá publicar seu livro automaticamente na Amazon e disponibilizá-lo imediatamente para um público global, tanto em formato digital quanto impresso.

Pessoas de todo o mundo que estão procurando um livro sobre o seu tópico podem encontrá-lo e comprá-lo diretamente da Amazon.

Você também pode manter várias cópias impressas sempre à mão para dar de presente ou vender em eventos / conferências.

10. Fale em eventos ao vivo

A maioria das pessoas tem medo de falar na publicação; portanto, quando veem alguém fazendo isso, tendem a perceber imediatamente essa pessoa como especialista e líder.

Além disso, quando você fala com uma plateia ao vivo, recebe toda a atenção deles durante a apresentação.

Isso oferece a você uma oportunidade única de se envolver e se conectar com uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo.

Se você nunca falou em público antes, um ótimo ponto de partida para desenvolver suas habilidades é um bom curso de oratória.

Este é um ambiente positivo e não ameaçador, no qual as pessoas se reúnem regularmente para praticar suas habilidades de fala e comunicação.

Depois de ganhar confiança, você poderá começar a falar em eventos de rede, grupos Meetup, seminários ou conferências em seu setor.

Se você fala regularmente com grupos de centenas ou mesmo milhares de pessoas, pode se estabelecer rapidamente como um especialista em seu setor.

Comece pequeno e ganhe impulso

Esperamos que este artigo tenha apresentado algumas estratégias específicas que você ainda não está implementando e que você pode usar para aumentar seu status de especialista em seu setor.

Lembre-se de que tentar enfrentá-los todos de uma vez provavelmente causará mais sobrecarga do que sucesso.

Por esse motivo, é melhor se comprometer com 1 ou 2 estratégias de cada vez e medir seus resultados antes de implementar mais.

Mesmo se você implementar apenas algumas dessas estratégias corretamente, poderá atrair uma quantidade considerável de novos negócios.

Se você aplicar a maioria deles, ou mesmo todos simultaneamente, não demorará muito para que você receba oportunidades lucrativas reservadas exclusivamente para aqueles que obtiveram status de especialista em seu campo.

Por: WebTrends

Thiago Martins
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