Os Links patrocinados são estratégias indispensáveis no marketing digital, na prática, são os links que posicionam diversos negócios na primeira página de busca do Google, mas também é possível fazer anúncios desta forma nas redes redes sociais.
Como o próprio nome sugere, os links são pagos, ou seja, é preciso fazer um investimento para anunciar produtos como o relógio de ponto ou outros serviços destinados às empresas. Para não errar a mão na hora do orçamento e saber exatamente quais são os custos da campanha, fazer um planejamento estratégico de mídia é fundamental. Para as empresas que estão iniciando na mídia paga, alguns fatores devem ser observados.
Se é o caso da sua empresa ou se você já teve alguma experiência negativa com campanhas e quer alavancar as vendas de bobina para relógio de ponto e outros serviços, esse post é para você.
1. Tenha um planejamento de mídia
Toda campanha precisa de planejamento e quando trata-se de mídia paga, analisar os custos é algo muito importante, se a sua empresa deseja aumentar o número de vendas em 30%, saiba que existem uma fórmulas para o investimento adequado nos Links patrocinados, seja por meio do Google ou pela construção de anúncios personalizados nas redes sociais para atrair e converter possíveis consumidores.
De acordo com o tipo do anúncio, o público-alvo, a segmentação por áreas e o alcance estimado de pessoas, o investimento pode mudar, se a sua empresa deseja aumentar o número de matrículas por exemplo em um treinamento de liderança, para alcançar esse objetivo depende de alguns fatores. Listamos alguns abaixo para te ajudar:
- Meta de vendas efetivas;
- Meta de leads qualificados;
- Segmentação da campanha;
- Tipo de produto;
- Público-alvo;
- Verba disponível.
Desse modo, ao considerar todos esses pontos, as chances do planejamento estratégico ficar mais completo e eficiente são bem maiores. Com isso, essa estratégia é fundamental para quem está a iniciar agora nos negócios e para as empresas que já trabalham com links patrocinados.
2. Faça testes de campanha
Não importa se o investimento de mídia é para aumentar o faturamento ou arrecadar verba para comprar uma cesta de natal para funcionários, tudo precisa de análise, se você quer começar a investir nos links patrocinados e não sabe como, uma dica é fazer pequenas campanhas e testes para diferentes tipos de investimento.
Assim, o investimento pode ser menor nas primeiras estratégias, com metas alcançáveis. Após o anúncio rodar, você pode usar ferramentas para mensurar resultados, custos por visualização e clique de anúncios. Com o relatório em mãos, fica mais fácil avaliar as próximas campanhas e ações estratégicas para seu negócio.
3. Aposte em estratégias complementares
Para vender produtos na internet, apostar em estratégias complementares além dos links com patrocínio é interessante, para isso, fazer uso das redes sociais com fotos de produto e conteúdo qualificado é uma ótima alternativa. Investir nas técnicas de inbound marketing também é uma boa aposta para atrair clientes de uma forma eficaz.
No caso do inbound marketing, todas as campanhas, tentativas de aproximação e relacionamento ocorrem por meio do funil de vendas. Resumidamente, o funil é um um canal dividido em etapas, a primeira é focada na atração de clientes, por isso, conteúdos que tiram dúvidas, e-books informativos são recomendados para que as pessoas conheçam os itens de vendas de modo estratégico.
Nas etapas seguintes, contar com estratégias de marketing que convençam o cliente e mostrem a credibilidade do negócio são super bem-vindas. O uso de estratégias complementares, não só potencializa os links patrocinados como também ajuda na construção do posicionamento de marca. Abaixo, as seguintes vantagens se destacam neste cenário:
- O produto é divulgado em diferentes canais de comunicação;
- A mensuração dos resultados por campanha é simples;
- É fácil otimizar os links patrocinados;
- O produto pode ser vendido de várias formas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o universo dos links patrocinados deve estar se perguntando como começar de fato. É importante destacar que a construção dessa estratégia é diferente conforme o segmento, as estratégias iniciais podem ser diferentes do que quem deseja prospectar clientes para comércio. Para todos os casos, a equipe da Ideal Trends está sempre disposta a atender o seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.