Dados da Internet no Brasil em 2018

Estudo mundial levanta os dados da internet no Brasil e no mundo, descubra as principais redes sociais e comportamento de compras online dos usuários

Apresentar dados da internet no Brasil atualizados é um dos desafios que enfrento no meu curso de Inovação Digital – Gestão de Marketing Digital.

Por exemplo, o vídeo abaixo foi feito para demostrar os dados da internet, mas ele logo se desatualiza.

 

Dias desses, em um grupo de Facebook, vi um pedido para encontrar números atualizados das redes sociais, ou seja, um usuário queria saber onde poderia encontrar várias informações sobre a internet no Brasil.

Desde 2010 eu leciono nas disciplinas de Comunicação Digital para cursos de graduação e pós-graduação. Anualmente tenho que buscar e apresentar estudos atualizados sobre isso, então resolvi também compartilhar aqui no Blog do Marketing Sem Gravata.

Realmente é algo difícil de encontrar, mas isso me fez realizar uma pesquisa e, junto com minha equipe, relaciono aqui alguns dados importantes:

Dados do Digital em 2018

Há um estudo feito pelo pessoal da We Are Social e Hootsuite que revela dados interessantes: o Digital in 2018 Global Overview. Saber ler estes resultados têm implicações importantes para as empresas, governos e sociedade em geral.

Pouco mais de 25 anos desde que Tim Berners-Lee colocou a “World Wide Web” à disposição do público, desde aquela época, a Internet foi se tornando parte integrante da vida cotidiana da maior parte da população mundial. 

No mundo, por exemplo, mais da metade da população mundial usa a internet. Mas, não é apenas a internet que está crescendo rapidamente, é possível identificar uma série e pontos importantes neste relatório:

  • Mais da metade do mundo acessa a internet e usa um smartphone;
  • Quase dois terços da população mundial tem agora um celular;
  • Mais de metade do tráfego da web mundial vem de telefones celulares;
  • Aumento constante do uso de redes sociais via mobile.

Há também dados curiosos sobre o Brasil:

  • 34% dos brasileiros ainda não são usuários de internet;
  • Mais de 60% ainda não fazem compras online;
  • 85% dos internautas acessam a internet diariamente em uma média de 9 horas;
  • As maiores redes sociais do Brasil são: Youtube, Facebook e WhatsApp;
  • Há mais celulares do que pessoas no Brasil.

 

Fizemos um infográfico para poder ilustrar algumas das informações do estudo:

Dados internet brasileira 2018

Infográfico de dados 2018 do digital no Brasil

Sã0 dados que mostram como a população brasileira está cada vez mais móvel (um dado surpreendente é o número de chips móveis maiores do que a população total). E é claro, utilizamos muito as redes sociais, dentre elas o YouTube, Facebook e WhatsApp.

Para saber um pouco mais sobre estes e outros dados, inseri abaixo o estudo completo, pois são muitas informações relevantes que podem ajudar os profissionais de marketing:

 

Internet no Brasil em 2018

 

Comércio Digital brasileiro

O estudo We Are Social também levantou dados super bacanas sobre o mercado digital, não só apenas de quem compra online, mas qual o perfil do usuário, os maiores segmentos de vendas online, além de vários outros dados que, sem dúvida, ajudarão quem possuem e-commerce.

Para ajudar, compilamos em mais um infográfico os dados que acreditamos serem mais relevantes:

Comércio Digital Virtual E-commerce Dados Brasil 2018

Comércio Digital – Dados Brasil 2018

 

Isso também reflete quanto ao comércio eletrônico:

  • A maioria dos brasileiros pesquisam sobre produtos na internet;
  • Boa parte de brasileiros já compraram via internet sendo e também pelo celular;
  • O ticket médio de compra em e-commerces em 2016 foi de $281 dólares.

 

Para o profissional de marketing estes dados são importantes. Seja na hora de analisar informações do mercado e estudar o comportamento do consumidor no ambiente digital, mas também para apresentá-los a um cliente (se você for um consultor) ou para justificar ações para seu chefe (caso trabalhe em um departamento de marketing).

 

Fale no WhatsApp
gdpr-image
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.