Como foi possível aumentar as visitas de uma loja virtual em 122%
A internet é um meio que traz várias oportunidades para negócios, seja na promoção da sua marca ou por meio de vendas online.
Como profissional de marketing, o que mais me encanta no digital é a facilidade que temos em mensurar dados e resultados.
O caso que vou descrever a seguir é de um cliente de moda que possui uma loja virtual.
Análise
Assim que fecho uma consultoria de marketing digital, em todos os clientes aplico o método PONTE (o mesmo que ensino no meu curso de Inovação Digital).
Com esta metodologia levanto informações relevantes do público-alvo, marca e de seus concorrentes.
Um dos pontos levantados foi que o e-commerce tinha poucas fontes de tráfego, ou seja, as visitas vinham de poucos locais.
Monitoramento
Com o planejamento feito e executado fiz várias mensurações, e o dado que quero te mostrar foi este do Google Analytics:
São dados que mostram as fontes de tráfego do site, ou seja, de onde estão vindo as visitas.
O gráfico de cima é o mais atual (ago-set), já o de baixo quando iniciamos o projeto há 4 meses atrás.
Fontes de tráfego
Para quem não é familiarizado com o Google Analytics, segue uma legenda:
- Social – são os acessos que chegam por meio das redes sociais.
- Referral – são outros sites que linkam a nossa página.
- Paid Search – trata-se da pesquisa paga pelo Adwords.
- Organic Search – tráfego gerado na pesquisa orgânica, ou seja, pesquisa nos buscadores (SEO)
- Direct – usuários que digitaram a URL diretamente.
- Display – ações que chegam por banners e anúncios da rede de display
Se você comparar os dois gráficos perceberá que há um aumento nas fontes de tráfego, ou seja, antes o site dependia basicamente de apenas 4 fontes (Social, Referral, Organic e Direct).
Fica aqui um dos segredos que fizeram que meu cliente aumentasse em 122% as visitas do seu site (o que aumentou também as vendas): mensure, analise os dados e aumente as fontes de tráfego.
Neste contexto, vale lembrar que Social e Organic são as melhores fontes, pois são as mais baratas.
No nosso caso, o tráfego orgânico quase não cresceu no bolo (ficou próximo dos 10%), mas as visitas aumentaram em uma grande proporção e as visitas do Google também dobraram.
Todavia, como todo bom marketing digital, vamos agora pensar em novas melhorias.
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