Saiba mais sobre o Social Media: quais são as funções e quanto ganha este profissional
Interessante refletir sobre a profissão de Social Media e este novo cenário do mercado digital.
Em 2010 quando comecei a lecionar sobre Comunicação Digital na universidade, eu ensinava estratégias de construção de sites (SEO, tipos de programações, entre outros) como também estratégias de marketing para Orkut (sim, a famosa rede social dos scraps).
Mas para falar a verdade muito pouco se falava e aplicava nessa época, todavia hoje o cenário mudou.
Sobre a profissão de social media
Sim, está é uma profissão recente… Empresas, agências, órgãos públicos… todos estão se preocupando com sua comunicação digital e como podem melhorar seu posicionamento neste ambiente que só cresce.
Pelo fato ser professor universitário, vários empreendedores e profissionais de recrutamento me procuram para indicar pessoas destas áreas. Este é um mercado que, por mais que muuuitas pessoas querem entrar, carece de profissionais capacitados e com experiência.
Tanto é que foi a partir desse fato que criei meu curso de Marketing Digital e Mídias Sociais (você pode assistir a aula 1 grátis aqui) e a partir dele vários alunos tem se recolocado rapidamente no mercado de trabalho.
É um mercado que tem crescido, mesmo porque a internet no Brasil cresceu muito, há também certos estudos feitos com os profissionais para descobrir mais sobre quem são os profissionais de Mídias Sociais no Brasil.
Veja bem, não é uma profissão dos que só “ficam o dia inteiro no Facebook”, o profissional de social media tem que estar conectado e atualizado com várias mídias sociais, entender seu funcionamento e potencialidades, organizar e curar conteúdos, monitorar e gerenciar perfis, compreender de métricas, aproveitar das tendências e dos memes para não ficar para trás… 7 dias por semana e 24 horas conectado.
Salário médio do Social Media
Esta é a parte que todo mundo quer saber: quanto ganha?
Pois é, segundo pesquisas o salário mensal médio deste profissional gira em torno de R$ 2.500,00 é claro que esta é uma base, mesmo porque temos funções que podem ganhar mais (coordenador ou gerente) e que ganham menos (assistentes ou estagiários), todavia é importante ressaltar que (assim como as redes sociais) é um mercado que só cresce.
Em breve com a chegada de várias outras tecnologias como Big Data Marketing ou o uso de geomarketing nas redes sociais irá exigir mais deste profissional, todavia também deverá ser recompensado.
Para entender um pouco mais sobre as redes sociais (história e diferenciais) e sobre o profissional da área (salário médio, funções do cargo, capacidades recomendáveis, etc), o pessoal da Iinterativa fez um infográfico no dia 30 de junho (dia do profissional de Social Media).
Você também é da área? Deixe seu comentário sobre o sua profissão.