Conheça a Li-fi: a internet que promete muito no futuro

22 mar
2016

Internet por meio de lâmpadas LED, 100x mais rápida que a atual

Já falamos aqui sobre como as coisas estarão conectadas na internet: Celulares, televisores, carros, eletrodomésticos, etc. Mas como tudo isso não ‘derrubará’ a internet? Aí entra esta nova tecnologia: a Li-Fi

Apresentada na Mobile World Congress, o maior evento de tecnologia móvel do mundo realizado em Barcelona na Espanha, a Li-fi promete muita velocidade de conexão, cerca de 100 vezes mais que a conexão Wi-fi.

Li-fi, ou internet de luz, conectará o smartphone por meio de frequências geradas por uma lâmpada de LED, diferentemente do Wi-fi que utiliza ondas de rádio. Testada pela startup Oledcomm a Li-fi pode chegar a uma transmissão de dados de 200GB por segundo, rápido o suficiente para baixar vários arquivos nesse tempo.

Além da velocidade inacreditável, outros são os benefícios da Li-fi como a segurança, já que o sinal não atravessa paredes e também não haja conflito com outros equipamentos. Porém, se algo for colocado entre o dispositivo móvel e a lâmpada com sinal Li-fi o sinal para de funcionar, já que ele apenas conecta um campo direto e ininterrupto.

Os testes dessa nova tecnologia começaram em 2015 em países como França, Bélgica, Índia e Estônia. Ela ainda é uma tecnologia de laboratório, e precisa de alguns acessórios para funcionar nos aparelhos comuns.

Para saber mais assista a este vídeo do TED TALKS onde Harald Haas fala um pouco mais sobre esta tecnologia:

Teremos esperar mais uns anos para a Li-fi estar disponível para todos, mas esperamos que essa tecnologia só se desenvolva!

Via: Catraca Livre

 

Thiago Martins
author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *