4K: o cinema com a maior resolução que você já viu

23 jul
2015

Você acabou de comprar aquela televisão Full HD super moderna, com resolução de imagem de 1080p achando que o aparelho que vai ocupar um lugar de destaque na sua sala é o que existe de mais moderno em termos de resolução de imagens saiba que está redondamente enganado.

Calma, não é motivo para pânico. Estamos falando de resolução de imagem e, em termos de televisão, ainda deve demorar um pouco para surgirem novidades que ampliem tão significativamente a qualidade das imagens exibidas.

Dependendo de sua idade, você deve se lembrar das televisões de tubo. E do salto que esses painéis de baixa definição deram quando a alta definição entrou em cena. Se você é um pouco mais novo, deve se lembrar, ao menos, da diferença entre os aparelhos HD e os Full HD, certo? Agora imagine que essa qualidade mais alta vá dobrar. É, é impressionante mesmo, e já começa a aparecer pelo mercado.

Ainda estamos apreciando nossos dispositivos Full HD, mas a indústria não perdeu tempo e já tornou realidade um padrão superior – quatro vezes superior, na verdade: a resolução 4K, que representa a generosíssima combinação de 3840 x 2160 pixels.

Também chamada de Ultra HD (UHD), a resolução 4K começou a ser desenvolvida em 2003, passando a ser usada pra valer em meados de 2006, pelo cinema. Poucos anos depois, no entanto, já era possível encontrar telas UHD em televisões mais sofisticadas e que custam alguns milhares de dólares.

É muito difícil encontrar uma TV 4K que tenha menos de 50 polegadas de tamanho. A razão é que, pelo menos até momento, somente equipamentos maiores conseguem aliar viabilidade técnica de construção e qualidade de imagem notoriamente superior.

É por isso que, embora haja promessas de smartphones com 4K (nenhum modelo havia sido publicado até a conclusão deste texto), muita gente vê a ideia com desconfiança: em telas pequenas, as diferenças entre Ultra HD e 4K dificilmente podem ser notadas. Teremos que esperar a indústria superar todas as limitações técnicas e lançar algum dispositivo do tipo para fazermos a prova da verdade.

Mas afinal, toda esta resolução 4K faz diferença para o olho humano? Para isso sugiro assistir ao vídeo do Olhar Digital:

Impressionou? Pois é, ainda tem mais por vir: já se discute sobre telas flexíveis e resoluções em até 8k!

Para saber mais:

http://www.tecmundo.com.br/projetor/2598-conheca-a-tecnologia-4k-o-cinema-com-a-maior-resolucao-que-voce-ja-viu.htm

Você sabe o que é uma televisão 4K? Saiba tudo sobre a nova geração de televisores

http://www.infowester.com/resolucoes.php

 

Thiago Martins
author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *