Significados de 5 ícones – o 3 é super interessante

5 ícones que todos conhecem e não imaginam seu significado.

Computadores, televisão, celular e demais eletrodomésticos… a tecnologia penetrou nosso dia a dia de uma forma quase imperceptível.

Neste cenário interagimos com novas formas de comunicação onde ícones e signos passam a representar várias funções. Estes símbolos surgem no nosso dia-a-dia de uma forma natural, como se fizessem parte de nós.

Você já parou para imaginar de onde vieram estes ícones? Veja a relação abaixo:

Partilha

Este ícone semelhante a um diagrama de árvore, foi desenvolvido por Alex King, em dezembro de 2006 e comprado pela ShareThis em 2007. Originalmente, para criar a ação genérica de compartilhar uma página (bookmarking social ou memetracker), ou seja, enviar um e-mail da página para alguém.

No entanto, este ícone não é uniforme por todos, como poderão ver na imagem abaixo e fica a dúvida se será este a liderar no futuro.

Play

É um ícone, que se encontra em toda a parte e em diferentes suportes. Mas, ficamos com a dúvida, onde surgiu?!

Não existe uma noção exata de onde surgiu, o que se pode dizer é que foi a partir dos anos 60, na era do audiovisual e da bobine. O significado original do triângulo nessa época, na verdade era uma seta, indicando a direção do carretel.

O grande sucesso deste ícone, deveu-se essencialmente à globalização da indústria de equipamentos eletrônicos.

Através do sucesso deste, foram gerados outros com a mesma base, o triângulo. Como por exemplo, o ícone de avançar para a frente ou para trás.

Bluetooth

De todos os símbolos aqui apresentados, Bluetooth definitivamente tem a melhor história.

No século X, o Rei Dinamarquês Harald Blåtand ou Harold Bluetooth, em inglês, adorava os frutos azuis (mirtilos) e por isso os seus dentes andavam sempre manchados de azul, daí o nome. No entanto, não foi essa a razão para ter dado origem ao ícone, foi o fato de ter unificado o monte da Escandinávia, ou seja, o objetivo do Bluetooth.

Com base nesta história foi desenvolvido o ícone. Pegaram na velha runa para o H e B (Harold Bluetooth), como poderão ver facilmente na imagem.

USB

Todos temos algo com este ícone. Com o significado de útil, omnipresente e barato, está presente em diversos aparelhos e cabos, desde carregadores, discos externos, entre outros. Basicamente simplifica o uso de diversos cabos.

A ideia do símbolo surgiu com Neptuno Trident Dreizack. O tridente simboliza o “poder”, no sentido de ser um único conector para vários dispositivos.  As diferentes formas nas extremidades simbolizam a condução.

Como se trata de um símbolo um pouco abstrato, muitas vezes são usadas as três letras USB, até este se tornar normalizado a uma escala global.

Ligar/ Desligar

Este é um símbolo mais universal que existe, e é usado nos mais diversos aparelhos.

Com origem, no sistema binário usado pelos engenheiros na Segunda Guerra Mundial. O 1 significa ligado, e o 0 desligado. Em 1973, a Comissão Internacional Eletrotécnica chegou à conclusão de que um círculo interrompido por uma barrinha no centro representaria, o estado de “standby” dos aparelhos eletrônicos (lembrando o sistema binário). No entanto, o Instituto dos Engenheiros de Eletrônica e Elétrica (IEEE) achou a definição muito vaga, e resolveu que o símbolo deveria simplesmente representar “ligado / desligado”.

Espero que apreciem e que seja um ponto de partida para partirem à descoberta de outros símbolos/ icons, entre outros.

Via: designculture.com.br

Fale no WhatsApp
gdpr-image
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.