Veja 12 logotipos e as explicações e histórias por trás da sua criação.
1. Amazon
A ideia inicial quando se olha para o logotipo da Amazon pode ser de que a seta parece com um rosto sorridente e que a Amazon está lá para fazer seus clientes felizes. Mas a seta está apontando do A para o Z para representar o fato de que a Amazon oferece uma variedade de itens para venda, literalmente, de A a Z.
2. Apple
Se você achou que o logotipo da Apple tem a ver com a história da criação de Adão e Eva, então você adivinhou corretamente. Ele representa o fruto proibido da “Árvore do Conhecimento”
3. IBM
O logotipo da IBM tem uma mensagem oculta no logotipo que representa a empresa. As linhas brancas que passam por ele dão a aparência do sinal de igual no canto inferior direito, o que representa a igualdade.
4. Adidas
As três listras, parte do logotipo original de 1967, não tinham significado algum, apenas serem algo único. Nos anos 90, porém, as listras foram inclinadas para que se parecessem com uma montanha, que representaria os obstáculos que as pessoas precisam superar.
5. McDonald’s
Apesar de realmente significa M de Mc Donald’s, segundo o consultor de design e psicólogo Louis Cheskin, o logo foi ressignificado pelos clientes sem intenção. Na década de 1960 a empresa tinha a intenção de mudar o logo, mas Cheskin insistiu nos arcos dourados, porque os consumidores inconscientemente associavam o logo ao simbolismo de um par de seios que amamentam. Eles foram convencidos e hoje essa é uma das marcas mais reconhecidas no mundo.
6. Audi
Os quarto elos representam as quarto empresas fundadoras da Auto-Union Consortium em 1932: DKW, Horch, Wanderer e Audi.
7. Google
Já notou como o logotipo do Google tem quatro cores primárias em uma linha e em seguida é quebrado por uma cor secundária? Isto foi inteiramente intencional. O Google queria mostrar que eles não jogam pelas regras e também são brincalhões sem fazer o símbolo exagerado. Para fazer isso eles só usaram letras simples e cores.
8. Mercedes-Benz
A estrela de três pontas representa o domínio da empresa em qualidade e estilo em terra, água e ar.
9. Volkswagen
“Volks”, em alemão significa povo, ao passo que ‘Wagen “significa carro. É o carro para o povo. E seu logo mantém as duas iniciais visíveis para reforçar isso.
10. BMW
O logotipo da BMW é frequentemente associado com um céu azul e uma hélice girando, que remete aos seus dias de construção de aeronaves. Mas essa não era a intenção original. De acordo com o NYTimes, a marca foi registrada em 1917, mas a associação à hélice não foi criada até 1929, em que um anúncio apresentou o logotipo ao lado de uma aeronave. O que significa, então? As cores são azul e branco para representar as cores dos estados bávaros livres, mas usar um símbolo nacional em uma marca comercial era ilegal, assim as cores foram arranjadas em uma ordem contrária.
11. Toyota
As três elipses representam três corações: o coração do cliente, o coração do produto e o coração do progresso no campo da tecnologia.
12. Pepsi
Em 2008, a Pepsi gastou US $ 1 milhão com a Arnell Associates para que criassem o novo logotipo (o antigo é o do lado esquerdo e o novo à direita). Como resultado, a Pepsi tinha que pagar milhões a mais para refazer a marca todo. Em seguida, o documento de Arnell vazou e foi intitulado “Estratégia de design de tirar o fôlego.” Ele propõe que o novo logotipo é uma espécie de Código Da Vinci. De acordo com o documento do Arnell, o logotipo da Pepsi contém elementos de Feng shui, a Renascença, geodínamo da Terra, a teoria da relatividade, o universo, e muito mais. Para saber mais, leia integralmente aqui. Lá a resposta é: o logotipo da Pepsi é a chave para o universo.
Via: Consumidor Moderno