O novo comportamento do Consumidor no Brasil

19 maio
2015

Consumidores vão menos ao PDV, mas gastaram mais. Veja algumas mudanças do consumidor brasileiro

Idas ao ponto de venda, ascenção da classe C e consumo consciente. Pesquisa revela as principais mudanças no padrão de consumo do brasileiro

O estudo Mudanças do Mercado Brasileiro, da Nielsen, revela que os consumidores conquistaram um novo padrão de consumo, acessando produtos diferenciados, e agora, diante uma desaceleração econômica, querem manter o que conquistaram.

Outro dado que demonstra a situação de atenção no consumo é a ida ao ponto-de-venda. Houve uma queda de 4,7% no número de visitas ao ponto-de-venda em 2014 com aumento do tíquete médio em 5,6% a cada visita, ou seja, as compras estão sendo mais planejadas: o consumidor vai menos vezes à loja, mas gasta mais a cada visita. E pela pesquisa, a classe A + B é a que está puxando o consumo.

O canal Cash & Carry (popularmente conhecido como Atacarejo) teve um crescimento significativo em 2014. Houve a abertura de 47 lojas no Brasil com 1,4 milhão de lares que passaram a fazer compras neste canal em 2014. “O Cash & Carry é favorecido pela vantagem financeira, atraindo novos compradores e fidelizando o shopper”, afirma Mayane Soares, analista de mercado da Nielsen.

Outros dois canais que se destacaram este ano foram o Minimercado e Supermercado, que se beneficiaram de um aumento do número de itens comprados a cada ida ao ponto-de-venda.

Veja os principais pontos abordados pela pesquisa:

Via: Consumidor Moderno

Thiago Martins
author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *