Marketing é de comer?

25 abr
2015

Há uma história de um profissional de marketing que, ao chegar em uma cidade do interior e ao anunciar que trabalhava com marketing, foi indagado com a seguinte questão: marketing? Isso é de comer?

Se você conhece alguém que já comeu marketing, por favor, entre em contato comigo, pois quero ver como isso funciona. Hoje em dia nós podemos até dar risada dessa história, mas mesmo assim ainda hoje as pessoas confundem o verdadeiro conceito e significado de marketing.

Por exemplo, algumas organizações ao crescerem no mercado sentem a necessidade de contratar alguém para cuidar dos brindes e das festas de confraternização da empresa, assim criam um “departamento de marketing”. Mas até em empresas de grande porte esta confusão acontece, pois ao tentar compreender como funciona o departamento de marketing se identifica que, na realidade, trata-se de um departamento de comunicação.

Muitas vezes os empresários afirmam: “preciso fazer um bom marketing para aumentar minhas vendas”. Afirmam isso no sentido de fazer uma boa promoção e uma boa propaganda para alavancar sua marca, todavia o marketing é muito mais profundo, pois a promoção e a propaganda são apenas um pequeno braço dessa poderosa ferramenta de mercado.

Este é um dos objetivos do Marketing Sem Gravata: transmitir conceitos básicos de marketing, para que não tenham mais dúvidas sobre os fundamentos de marketing, além de conceituar e exemplificar algumas estratégias e ferramentas.

Vamos trabalhar estes conceitos de forma simples e didática, para o fácil entendimento, pois o marketing é uma área de conhecimento que nunca pára de crescer, com novos estudos e teorias.

Sugiro pesquisar e navegar pela nossas TAGS do composto de marketing: os famosos 4 P’s.

Para compreender sobre análise de mercado e orientações mercadológicas, como também a importância da pesquisa de marketing para a fundamentação de um planejamento estratégico sugiro as TAGS:

Não podemos esquecer de um assunto da atualidade: o marketing digital! Para compreender como as empresas podem utilizar a internet e o ambiente digital para divulgar sua marca seus produtos, sugiro a TAG:

Se você me perguntar se Marketing é de comer, vou responder o seguinte: não sei, mas este conteúdo foi feito para você poder degustá-lo e digeri-lo deliciosamente.

Thiago Martins
author

2 Comments

  1. Pedro Honorio | 19 de maio de 2015 at 00:44

    Maravilhoso esse material e trabalho de vocês. Parabéns, tudo simples e objetivo.

    Reply
    • Thiago Martins | 19 de maio de 2015 at 10:06

      Obrigado! Este é o objetivo: inovação, sem nó!

      Muito sucesso!

      Reply

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *