Internet Brasil em dados

09 mar
2015

Pesquisa anual dá um panorama sobre a internet no Brasil: mercado, perfil do internauta, tendências, entre outros dados relevantes para quem é do marketing

Anualmente acompanho a pesquisa F/Radar. Desde 2007 a agência F/Nazca e o instituto Datafolha realizam uma pesquisa e levantam dados relevantes sobre a internet brasileira. Na edição que apurou o ano de 2014 foram feitas 2,6 mil entrevistas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O desenho amostral foi elaborado com base em informações do Censo 2010 e estimativas 2013 do IBGE.

Na sua décima quarta edição a pesquisa F/Radar revela que desde 2011 o envolvimento dos brasileiros com mobilizações via internet saltou de 16% para 26% dos internautas.

O estudo mostra que 93 milhões de internautas brasileiros (54%) já ficou sabendo de algum movimento social pela internet. Entre eles, a maior parte (70%) tomou conhecimento a partir das redes sociais, mais relevantes do que todos os demais meios digitais, inclusive sites de jornalismo.

O levantamento aponta as redes sociais não somente como fonte de informação recorrente, mas também altamente confiável. Segundo a pesquisa metade dos internautas (51%), acreditam que sites como Facebook, Google+, Instagram e Twitter contribuem para a mudança de opinião a respeito de algum problema coletivo.

“Os números comprovam um fato tecnológico: as redes sociais vêm potencializando a capacidade de articulação da sociedade civil. Mais do que ter partido, as pessoas estão cada vez mais tomando partido pela internet, o que gera enormes impactos na forma de atuação de empresas e governos”, reflete José Porto, diretor nacional de planejamento da F/Nazca.

Clique aqui e veja a pesquisa completa

Thiago Martins
author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *