Restaurante de luxo ‘engana’ clientes e faz surpresa na hora da conta

Cercado de mistérios, o restaurante Deluxe abriu as portas por apenas um mês em Brick Lane, bairro moderninho no leste de Londres, com a promessa de surpresas e a premissa de ser um “não-restaurante”, mas sem maiores explicações. O pop-up, como se chamam os lugares instalados apenas por um período (em geral como forma de testar se teria público ou não), oferece uma decoração fofa e criativa com pratos na parede, um bar repleto de boas opções de vinho e até uma cabine de fotos, com uma atmosfera chique e moderna.


A comida segue o tema ‘luxo’ do restaurante mas sem ser um lugar muito elitizado. Pedi um tagliatelle com lagosta delicioso enquanto meu convidado escolheu o peito de frango super macio com purê de batatas. De entrada, abóbora com queijo feta, bem leve e saboroso. E terminamos com uma sobremesa especial: panetone quente em uma piscina de custard, um creme típico do Reino Unido feito de baunilha. Tudo muito bom, delicioso, compondo um almoço incrível. Mas o suspense sobre o que era a tal surpresa no final só crescia e meu faro jornalístico dizia que havia algo de estranho na reação dos clientes, especialmente ao final da refeição.


O gerente, que por acaso era brasileiro, também não falava muito e foi um pouco evasivo nas respostas às minhas perguntas, prometendo responder melhor depois da tal surpresa. Pedimos a conta e veio o choque: em vez de pagarmos 40 libras (cerca de 160 reais), como o cardápio dizia, a conta foi 12 libras no total (menos de 50 reais). E a explicação: o restaurante é uma ação de marketing do Lidl, um dos supermercados mais baratos da Europa, e que costuma sofrer com o preconceito de muita gente que acha que a rede não vende produtos de qualidade ou que acha que alimentos como lagosta ou vinho não podem ser encontrados nas lojas deles. O melhor: você só precisa pagar o preço que pagaria no mercado.


A ação é parte da estratégia do Lidl em mudar a própria imagem, o que pode ser visto em comerciais de TV nos quais uma família janta comidas finas e até menciona o nome dos mercados mais caros como o provável fornecedor para, no final, descobrir que foi oferecido pelo supermercado mais popular. Tem dado certo: as redes campeãs Tesco e Sainsbury’s têm perdido clientes para mercados com promoções e preços mais baixos.

Via: O Globo

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