E-commerce de produtos para casa: cada dia mais comum

09 out
2014

Artigo do blog da ComSchool revela um novo cenário para este mercado:

O mercado de artigos para casa no e-commerce é promissor: com o crescimento imobiliário acompanhado da expansão do e-commerce, não poderia ser diferente. As pessoas compram imóveis e precisam decorá-los, mas não encontram tempo no seu dia para garimpar os itens domésticos de loja em loja. Para facilitar a tarefa e resolver tudo em um só lugar, a alternativa que muitos encontram é recorrer à internet. Assim, as lojas virtuais de casa, móveis e decoração estão entre os segmentos que mais crescem no Brasil.

No início, assim como aconteceu em todas as categorias do e-commerce, foi difícil de convercer o brasileiro a comprar sofá pela internet, por exemplo. E para  satisfazer a necessidade do cliente de conhecer o produto pessoalmente, o marketing digital encontrou apostou nas descrições e nas imagens em alta definição. Com o passar do tempo, esses recursos se tornam cada vez mais representativos da realidade, e hoje já temos fotos ambientadas, fotos em 360º e até mesmo vídeos para auxiliar o público da internet.

Para o consumidor, a grande vantagem de comprar online é que o amplo e variado catálogo de produtos possibilita reunir, em uma única compra, mercadorias que só seriam encontradas em lojas diferentes. Em tempos atuais, economizar tempo é tão importante quanto economizar dinheiro. Mas a poupança também é contemplada ao se optar por uma loja virtual, porque, normalmente, o e-commerce oferece preços mais acessíveis que sedes físicas.

Outro ponto a favor do e-commerce de casa, móveis e decoração é que os itens da categoria têm baixo índice de devolução. Isso acontece porque o consumidor dificilmente se decepciona com os produtos do mobiliário que recebe em casa. Diferentemente dos produtos que precisam ser experimentados, como é o caso de roupas, calçados e perfumes, os artigos do lar podem ser mostrados com fidelidade através dos recursos digitais disponíveis que são fotos, vídeos e descrições de produto.

Aos novos gestores desse mercado em expansão, além de saber que as oportunidades são boas, é preciso entender todos os cuidados necessários para bem administrar um e-commerce de casa, móveis e decoração. Em um país com a dimensão territorial do Brasil, a logística pode ser um obstáculo. O transporte de mercadorias grandes e pesadas, como é o caso dos itens mobiliários, deve ser planejado com atenção antes mesmo de se lançar no mercado.

E para a divulgação da marca e dos produtos em si, o marketing digital deve ser grande parte dos esforços em comunicação. Visto que os recursos necessários para vender no meio online são, além dos já mencionados, também os anúncios em buscadores e as redes sociais, a internet proporciona o ambiente ideal para o sucesso do seu negócio.

Thiago Martins
author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *