WhatsApp para negócios: 5 dicas criativas para as marcas usarem o Whatsapp

13 ago
2014


Já vimos neste infográfico e neste artigo que novas plataformas sociais estão crescendo como mídia social, dentro deste cenário as marcas devem estar presentes, principalmente para as que querem impactar um público mais jovem.

O WhatsApp é uma plataforma Mobile de mensagens instantâneas, sua penetração no dia a dia do usuário foi tamanha que eu arrisco dizer que o WhatsApp junto com o Facebook foi um dos responsáveis pela extinção do MSN.

Abaixo separei 5 dicas criativas para as marcas utilizarem o WhatsApp em seu marketing digital e divulgarem seu negócio:

  1. Interaja

Por se tratar de uma ferramenta pessoal e intransferível (pois está diretamente ligado ao número do telefone celular) a conversa tende em ser mais pessoal com o usuário.
Esta conversa pode acontecer através da criação de um grupo da marca (onde trará informações e dicas relevantes que inicie uma interação), mas também é possível adicionar a lista de contatos dos clientes e enviar mensagens diretas iniciando uma conversa.

É importante frisar que esta interação deve ser mais informal, mais pessoal. Você pode também trabalhar marketing de relacionamento através da plataforma, como, por exemplo, felicitar pelo aniversário.

Outro exemplo: chegou um novo produto que você sabe que o cliente “João” iria se interessar, que tal comunicá-lo através da plataforma? “João, chegou um material novo que acredito que lhe interessa muito…”

 

2. Assessoria para o seu cliente

Não é novidade que a internet é utilizada como SAC 2.0, mas no WhatsApp isso pode se estreitar muito mais, tanto para serviço de atendimento ao consumidor como também agregar algum tipo de serviço através da plataforma.

Exemplo: Muitas mulheres utilizam a plataforma para compartilhar seu look com as amigas antes de sair, que tal oferecer um serviço de personal stylist via WhatsApp para suas clientes?

 

3. Plataforma dinâmicaemojis_emoticon

A interação e a comunicação não deve-se prender apenas em texto. No WhatsApp você pode inserir fotos, imagens, vídeos, áudio… sem esquecer dos famosos Emoji que são “a cara” da linguagem do WhatsApp.

Não se limitar com apenas uma linguagem é aproveitar do dinamismo da plataforma.

 

4. Viralize informações

O conceito de viralização não é novo. Já falamos até de dicas de como viralizar algo na internet aqui no Marketing Sem Gravata.

Viralizar é gerar buzz, o buxixo, o famoso boca-a-boca. Muitas vezes o buzz acontece de forma espontânea, quase nunca tem-se o controle da velocidade e dimensão disso. No WhatsApp a velocidade de um viral é potencializado (por exemplo, alguns dos últimos vídeos virais brasileiros ganharam grande proporção no WhatsApp).

Exemplo: não se apegue apenas em vídeos, você pode criar imagens ou até frases que viralizem, o importante é lembrar que a marca sempre vem em segundo plano numa ação viral, o entretenimento em primeiro lugar (conteúdo interessante e divertido em que o usuário sente a necessidade de compartilhar).

 

5. Recompensa

Quem é do marketing digital sabe o valor de uma recompensa para o usuário. Também conhecido como isca digital: um bônus, brinde, desconto ou conteúdo exclusivo podem auxiliar sua campanha na plataforma para conquistar mais contatos e leads.

Exemplo: Enviar descontos exclusivos para quem utiliza a plataforma ou até dar um curso para dentro do grupo de WhatsApp já é possível.

Em resumo, a grande estratégia do marketing digital para os negócios é estar onde seu cliente se encontra e em cada plataforma temos várias ideias e meios diferentes de impactá-lo.

Aqui vai mais uma dica:

TOPO

Thiago Martins
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