Vai ter copa sim! Ao que parece também na internet.
Tendo lados partidários ou não o evento está ocorrendo e nós, como profissionais da área de marketing digital, não podemos ficar de fora: é o assunto do momento no planeta!
Sendo assim separei 5 dicas para quem quer aproveitar a Copa do Mundo no Brasil para fazer sucesso no Marketing Digital:
1- Entrar no clima
Nas ruas, as pessoas já estão se vestindo de verde e amarelo (roupas, sapatos, unhas, etc.), no comércio já vemos as cores nas vitrines e displays… então por que na internet também não podemos fazer o mesmo?
A população está no clima, entremos também no clima. Mudar uma capa da fanpage, o fundo do canal e do website, criar uma seção “Copa do Mundo” no blog… tudo é válido quando usamos a criatividade. Bom… o Google entrou:
Em 2013, o Super Bowl nos Estados Unidos resultou em 24.1 milhões de tweets em 240 países—e o Super Bowl só é uma competição dentro dos Estados Unidos, a Copa no Brasil é uma competição mundial, pense nisso.
2- Conteúdo atualizado
Todo profissional de marketing digital sabe da importância do conteúdo. Assim fica a dica de sempre: busque o conteúdo que agrade seu público-alvo. Postar informações úteis continua na copa, aliás, informações úteis sobre a copa também podem ser uma boa pedida. Lembra deste infográfico interativo?
Independente de Copa 2014, o Brasil é a cor da estação em várias partes do mundo.
A Info, divulgou uma matéria que afirma: uso do twitter deve aumentar durante a copa (oi segunda tela!).
O Google Trends também divulgou uma ferramenta para você buscar informações sobre a Copa (aqui).
3- Utilização das Hahstags
Você sabia que algumas Redes Sociais vão colocar a bandeira do Brasil para quem usar a hashtag #BRA?
Sabe o por quê? Por que as pessoas usam a bendita #, e agora cada vez mais. Assim aproveitar e divulgar e buscar conteúdo a partir das Hahstags devem ser pensadas.
Já pensou descobrir públicos até então não conhecidos (por exemplo, um gringo em busca de um bom restaurante em Curitiba… nunca se sabe).
4- Que tal um viral?
Lembra do Zidane? Com certeza você lembrou da famosa cabeçada!
Na Copa de 2006 o jogador francês entrou no peito do jogador italiano. Isso de difundiu em várias cabeçadas e peças virais na rede.
Ficar esperto para a “cabeçada” da Copa de 2014 é sair na frente, com certeza!
Falar de Viral é falar de buzz. Lembre-se utilizar de ideias simples, impactantes e divulgar nos canais certos são segredos do viral!
5- Promova!
Promover a marca sempre é bom, que tal uma promoção?
Sei que no Facebook isso está complicado, mas temos outras redes sociais e outros canais para realizar uma promoção: Instagram, Foursquare, Twitter, E-Mail Marketing, Aplicativos… promoção online ou offline aproveite a oportunidade.
6 – DICA BÔNUS
A dica bônus é o seguinte: aproveite o mundial para fazer negócios, divulgar marcas, mas também para curtir e torcer (para qualquer país). Acredito ser importante darmos boas-vindas aos visitantes para que os mesmos voltem no futuro. E quanto aos políticos o acerto vai ser em outubro com certeza!