Quer inovar seu produto? Aprenda como usar o SCAMPER para inovar
Se você chegou nesse blog é por que você também é fã de inovação. A ideia do Marketing Sem Gravata é mostrar como podemos ser mais criativos e efetivos em nossa vida e nossos negócios com a inovação:
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O Impacto da Tecnologia nos Negócios
Inovação é palavra chave na Era da Informação (tanto é que está em nosso slogan). Hoje, cada vez mais as pessoas precisam ter novas ideias, pensar fora da caixa e obter diferentes soluções para um problema.
Confesso que há pouco tempo ouvi falar do método Método SCAMPER.
Este método foi desenvolvido por Bob Eberlee para melhorar a criatividade e no desenvolvimento de ideias criativas. O método SCAMPER foi elaborado meados do século 20, trata-se de uma lista de verificação de perguntas onde novas ideias são criadas.
É um método utilizado para repensar o problema ou criar uma nova oportunidade de negócio, podemos também utilizar este método para modificar um projeto de um produto, serviço ou processo.
O método é muito útil para abrir a mente para novas maneiras de se concentrar no problema e, com isso, mudar toda a nossa capacidade criativa.
Mas afinal, como é o SCAMPER?
O SCAMPER, é uma poderosa técnica de estímulo ao pensamento criativo que lhe ajudará a exercitar sua criatividade, propondo 7 ângulos para você gerar ideias:
1 – Substituir
2 – Combinar
3 – Adaptar
4 – Minimizar, tornar maior, modificar
5 – Pensar em outros usos
6 – Eliminar
7 – Reverter, rearranjar.
1 – Substituir – determine o que é que pode ser utilizado como substituto daquele pensamento. Aqui a equipe precisa pensar no sentido que deverão ser colocadas algumas questões, de modo a averiguar que produto ou serviço pode ser substituto de um produto ou serviços já existente.
Perguntas:
Que materiais ou recursos envolvidos podem ser substituídos para melhorar os benefícios e a experiência do usuário?
Podemos substituir regras?
É possível usar a solução para outra aplicação ou como um substituto de outro produto?
2 – Combinar – ao combinar objetos e ideias, podemos desenvolver novos produtos ou serviços. Investigue como é que a ideia pode ser combinada com outro fato para gerar algo novo.
Pergunta:
Como combinar diferentes produtos, tecnologias, recursos, talentos para criar algo novo ou maximizar os benefícios oferecidos?
3 – Adaptar – aproveite todo o conhecimento e aplique em um novo contexto, encontrando novas aplicações e explorando outros mercados. Será possível identificar como se pode adaptar uma ideia existente ou a ideia de outra pessoa.
Perguntas:
Como poderia adaptar o produto para servir a outro uso?
É possível se inspirar em diferentes contextos e trazer novas ideias para o produto?
O que posso copiar ou emprestar de outras soluções?
4 – Minimizar – um caminho para criar algo novo é modificar as características de nosso produto, processo ou modelo de negócios. Este é processo que foca na hipótese da ideia poder ser mudada de formato, peso, dimensões, cores, configuração, sentidos e melhorar nossa solução. Assim, a partir de uma ideia já existente, tenta-se atribuir-lhe uma nova utilização, efetuando uma modificação a qualquer nível.
Perguntas:
De que forma o produto ou serviço pode ser modificado, aumentado e/ou reduzindo?
O que pode ser ampliado, reduzido, alterado ou fortalecido para gerar mais valor?
5 – Pensar em outros usos – nesta etapa pretende-se encontrar utilizações alternativas para ideias existentes, isto é, pesquisar novos usos para produtos e serviços. Isso pode representar uma grande alavanca para a inovação.
Pergunta:
A ideia pode ser utilizada em outros mercados? De qual forma?
As vezes será necessário reutilizar o produto, dando-lhe outra utilidade completamente diferente.
6 – Eliminar – Pense na eliminação, redução ou adição de novos ingredientes/componentes de modo a alterar uma ideia. Ao eliminar partes ou características do produto/serviço, pense em uma forma de solucionar alguns problemas.
Perguntas:
Como podemos simplificar um produto ou processo?
Quais características, componentes e regras podem ser eliminadas?
É possível fazer algo menor, mais leve e rápido?
7 – Reverter – por fim, reverta o processo do produto ou o serviço, criando uma outra ideia. Ao tentar inverter a lógica há a possibilidade de criação de um novo conceito ou a chamada de exploração de novas possibilidades no tempo e no espaço.
Perguntas:
Pensando em um produto ou processo, o que aconteceria se você invertesse a seqüência em que as atividades são feitas?
Que tal mudar a ordem? Rearrumar de cima para baixo, de trás para frente?
Dá para montar seu produto de forma diferente, com novos arranjos entre os componentes?
Mais fontes para quem quer saber mais:
http://www.3minovacao.com.br/aprenda/cursos/scamper