Psicologia das cores no Marketing e seu uso

Formas de aplicar a  Psicologia das cores no marketing

Você já ouviu falar de Psicologia das cores?

Ela é muito importante no Marketing e também no dia a dia, pois ajuda a compreender o significado das cores e o que elas estimulam em quem as vê. Assim, como podemos usá-las em nosso benefício.

Usar das cores de forma correta te ajuda na criação de imagens integradas, como também deixar suas redes sociais mais atrativas.

As  cores são poderosas e influenciam diretamente os consumidores.

Influências das cores no Marketing

Kiss Metrics fez um estudo sobre a influência que as cores apresentam no nosso dia a dia.
Pesquisas apontam que: cerca de 93% das pessoas avaliam as cores de um produto antes de comprá-lo, e muitas desistem de comprar um produto por ele não conter sua cor favorita.

Mais de 90% das pessoas escolhem um produto pela sua aparência visual, ou seja, as cores estão diretamente ligadas a isso, e representam um fator importante da aceitação do mercado, seja de um produto ou marca.

Quantas vezes ao escolher um produto no supermercado, sem conhecimento das marcas de destaque, buscou aquele com a embalagem mais atraente, com uma boa combinação de cores e de design?

Além do mais, as cores aumentam o reconhecimento de uma maca em 80%. Sabe quando começa um comercial do Itaú na televisão e você já reconhece a marca pelas cores do vídeo?

 

Isso acontece com frequência entre os consumidores!

Origem da pesquisa

O pessoal da Universidade Estadual de Londrina produziu uma animação que explica a origem da teoria das cores, focando em 4 grandes nomes Leon Battista Alverti, Leonardo Da Vinci, Isaac Newton e Johann Goethe.

Assista abaixo:

Significado das cores

Cada cor traz em si um significado e desperta nas pessoas lembranças e sensações que são decisivas na hora da escolha de cores para sua marca.

Para te ajudar na escolha das cores para sua marca separamos o significado de cada uma delas agrupados com algumas marcas que utilizam essas cores em sua comunicação visual!

O azul

azul marketing

Transmite harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, amabilidade, paciência, serenidade.

Ele é capaz de acabar com as energias negativas, além de transmitir confiança e demonstrar profissionalismo, muito utilizada por empresas que querem demonstrar segurança e confiabilidade.

Muitas empresas utilizam a cor na sua comunicação visual, em diversos seguimentos, por suas características repassarem aos seus consumidores alguma das características da marca.

 

O verde

verde marketing

É a cor que nossos olhos processam com maior facilidade, uma cor equilibrada e rejuvenescedora que transmite estabilidade e possiblidade.

A cor é muito utilizada para promover o relaxamento dentro dos espaços e é ligado a muitas marcas da  área da saúde por seu poder calmante.

Além disso, o verde também a cor ligada a natureza, e marcas que promovem a sustentabilidade ou estão ligadas a questões naturais adoram adotar o verde em sua comunicação.

 

O vermelho

vermelho marketing

É a mais quente das cores, rapidamente já associamos o vermelho a paixão e as emoções e é isso mesmo que a cor transmite, ela acelera os batimentos cardíacos e estimula a energia no organismo.

Dentre as palavras chaves da cor vermelho está: paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução!

Ele é muito utilizado no setor alimentício por despertar o apetite e nas liquidações para estimular o senso de urgência que atrai compradores impulsivos.

kit_app_marketing-1

O rosa

rosa marketing

Amor, carinho, suavidade, acolhimento, romantismo, feminilidade, são alguns dos adjetivos que a cor rosa nos lembra.

Ela é muito associada ao universo feminino, e as marcas que produzem para esse público adoram utilizar algum tom de rosa em sua comunicação.

Além disso o rosa tem um efeito positivo e de motivação sobre as pessoas.

 

O amarelo

amarelo marketing

É otimista, transmite clareza e calor, motiva a alegria e desperta a criatividade!

Ele é utilizado para prender a atenção, por ser uma cor vibrante, e também para chamadas a ação, como COMPRE AQUI!

O laranja

laranja marketing

Muito ligado ao verão e ao calor, o laranja assim como o amarelo e vermelho, é uma cor quente e vibrante, chama o consumidor para a ação e transmite otimismo e despojamento. Além disso o laranja lembra confiança, amizade e positividade.

Ela também é uma das cores preferidas dos compradores impulsivos!

 

O cinza

cinza marketing

O tom da neutralidade, fica entre o branco e o preto, ele também transmite elegância, sutileza, reverência e respeito.

Atualmente ela está sendo muito utilizada em marcas com design inovador, como a Apple e outras empresas de tecnologia.

 

O preto

preto marketing

Transmite mistério, elegância, poder e estilo!

A cor preferida das marcas de luxo, por ser clássica e atemporal ao melhor estilo Chanel.

O pessoal da Copypress produziu uma ilustração que ajuda a entender melhor o que temos passado aqui.

teoria das cores

E para ainda quer quer interagir mais com este universo, sugiro o site da designer Claudia Cortez que é muito bacana (acesse a porta do meio ‘Filmes’).

Agora que você já sabe tudo que as cores podem transmitir, que tal investir nelas para sua comunicação visual?

biblioteca_marketing_materiais

Fontes: Viver de BlogTeoria das cores, Marketing de Conteúdo
Fale no WhatsApp
gdpr-image
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade.