Confira aqui algumas publicações de estudos e pesquisas que tenho realizado:
Artigos e publicações
A estética do documentário como tática publicitária de Petz e Dove
Thiago Garcia Martins
Dois casos de publicidade de sucesso foram desenvolvidas pela agência Ogilvy Brasil: a campanha Retratos da Real Beleza (Real Beauty Sketches), da marca Dove, que se tornou o vídeo publicitário mais assistido na história do YouTube, superando 164 milhões de acessos e a campanha Ame de Novo, da marca Petz, que ultrapassou 5 milhões de visualizações nas redes sociais, em sua página do Facebook foram mais de 7 mil comentários e 62 mil compartilhamentos da peça. A estética do documentário é facilmente reconhecida em ambos os vídeos, e apesar de serem de segmentos diferentes, os casos levantados neste estudo tiveram certo sucesso de compartilhamento e divulgação de seus posicionamentos para os consumidores. Desta forma, o presente artigo propôs uma análise comparativa dos dois vídeos para que semelhanças e diferenças pudessem ser observadas.
Literacia midiática e a falácia do acesso à informação: entrevista com Mirian Nogueira Tavares
Thiago Garcia Martins
Viver na Era da Informação é estar cercado por vários formatos convergidos que propõem maior interação dos usuários com a mídia. Todavia, ainda na Era da Informação é possível discutir sobre este limiar do acesso aos conteúdos, bem como sobre em qual grau a mídia convergida e as novas tecnologias impactaram o cinema como arte. Muito se discute sobre os vários formatos, convergência e interações da mídia e os indivíduos em uma sociedade. Historicamente, o cinema se apresentou como uma maneira única de contar histórias, mas também está relacionado em como nós, espectadores, aprendemos a ver/ler os conteúdos audiovisuais. Neste contexto, emerge estudos sobre a literacia midiática e, mais especificamente, o audiovisual.
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO CONSTRUTIVISTA: uma aproximação à visão da Intel para a educação
Thiago Garcia Martins, Geisiane Françosa Nogueira
O presente trabalho apresenta um estudo comparativo dos conceitos sobre o ensino construtivista e do vídeo intitulado ‘Project Bridge-A visão da Intel para Educação’. Muito se discute sobre a inserção de novos aparatos tecnológicos dentro de sala de aula e como podem ser utilizados a favor das metodologias educacionais. O vídeo exemplifica um processo de ensino construtivista tendo apoio das tecnologias educacionais sendo possível compreender como as tecnologias digitais podem ter um papel importante na educação das crianças, desde que seja utilizada com fins pedagógicos.
Literacia mediática e publicidade: proposta de uma metodologia para análise de conteúdos publicitários audiovisuais
Mirian Nogueira Tavares, Thiago Garcia Martins
O artigo tem como objetivo apresentar uma aproximação dos conceitos de media literacy com análises de audiovisuais e suas narrativas publicitárias. A publicidade sempre recorreu a diferentes mídias para divulgar/difundir os seus conteúdos, por isso acreditamos que é muito importante perceber as alterações nas relações entre consumidores e produtores de conteúdos na era das mídias digitais. Dentre as linguagens das quais a publicidade se utiliza, destacamos a cinematográfica/audiovisual que é, por natureza, a arte de contar histórias (storytelling). Para tanto, apresentamos a análise de um audiovisual da marca Dove, usando as ferramentas teóricas propostas por nós neste estudo.
A representação do real como argumento de venda: uma análise comparativa de vídeos publicitários
Fernando Andacht, Thiago Garcia Martins
O estudo compara como duas publicidades constroem suas narrativas no intuito de entreter o público e vender suas marcas no ambiente digital. São examinadas as peças Eduardo e Mônica–da marca Vivo–e Retratos da Real Beleza–da marca Dove, de 2013. A pesquisa objetiva realizar uma análise literária da mimese narrativa para refletir sobre a utilização de estratégias tradicionais que ainda são utilizadas e, por mais que os comerciais analisados apresentem certas similaridades, ambos possuem divergências importantes.