Uma das ações de mobile marketing mais eficazes, o SMS marketing, é uma tática que pode trazer bons resultados se aplicada de forma correta.
Já falamos várias vezes aqui no blog sobre as várias possibilidades que o marketing digital dá aos profissionais da área, isto é, vai muito além do que usar apenas as redes sociais. No total, são oito estratégias possíveis:
- Marketing de conteúdo
- Marketing nas mídias sociais
- Publicidade online
- Pesquisa online
- Marketing viral
- E-mail marketing
- Monitoramento
- Mobile marketing
Dentre elas, quero destacar uma: O MOBILE MARKETING. Se você ainda não usa esta estratégia é hora de pensar mais nela.
Mobile Marketing
É muito provável que você esteja lendo este post por um smartphone, já que, na última década, a porcentagem de uso da web em telefones celulares aumentou dramaticamente.
Como mostra os dados do We Are Social, de 2022, só no Brasil existem 224,9 milhões de celulares, isto é, existem mais celulares do que brasileiros (já que alguns separam as contas pessoais e profissionais).
É fato que a mobilidade já faz parte da vida das pessoas, todavia há uma grande tendência de que o marketing aumente ainda mais as suas atenções por meio do mobile marketing.
Vou indicar, neste post, algumas ações e ferramentas que empresas de qualquer tamanho podem fazer.
Um dos pontos mais importante é que os sites sejam responsivos às telas, então indico a ferramenta do Google para ver se o site da sua marca é mobile friendly.
Outra ação supersimples é o uso de QrCodes que podem ser incorporados nas comunicações (folders, outdoors, etc.), para aumentar a experiência ou informações do produto (na etiqueta ou embalagem), ou mesmo no ponto de venda (para abrir um cardápio/catálogo, etc.).
Há também a Fábrica de Aplicativos, plataforma para criar aplicativos sem saber de programação e o Magipix que oferece diferentes formas para elaborar materiais em Realidade Aumentada, a partir do site e aplicativo mobile deles.
E uma das táticas mais antigas é o uso do SMS marketing, pois há uma alta taxa de abertura e poucas empresas usando.
SMS marketing
SMS significa, em inglês, “short message servisse”, isto é, “serviço de mensagens curtas”, mais conhecido como “mensagens de texto”.
O marketing via SMS é uma forma de uma empresa se comunicar com seus clientes ou leads via SMS — e está crescendo a cada ano.
Um fato importante é que a taxa de abertura para SMS é de cerca de 97%, sendo que boa parte lê as mensagens nos primeiros minutos. Pense nisso; com que frequência você deixa um SMS fechado
Desta forma, o SMS marketing tem uma taxa de abertura muito superior ao e-mail marketing, por exemplo.
Neste artigo, vou pontuar algumas táticas de marketing possíveis de serem utilizadas via SMS:
- Mensagens de boas-vindas;
- Ações para fidelização;
- Envio de promoções relâmpago;
- Atendimento ao cliente;
- Envio de informações sobre entrega de produtos;
- Aproveitando eventos e datas do comércio;
- Ações de remarketing;
- Envio de pesquisas;
- Entre outros.
Esta tática de Mobile Marketing é muito eficaz e, desde que você o utilize da maneira correta, pode trazer muitos resultados para as suas campanhas.
Como aplicar o SMS Marketing?
Aliás, o primeiro passo para lançar uma ação de SMS marketing eficaz é criar uma lista de contatos de pessoas querem receber as comunicações da marca.
É muito importante construir a sua própria lista, sendo que o usuário aceitou receber as mensagens.
Contudo, para construir uma lista, é interessante utilizar uma isca ou vantagem que os usuários terão, pode ser ofertas ou algum tipo conteúdo exclusivo. Pois é muito importante evitar o Spam.
A redação das mensagens é fundamental, pois você deve atrair o consumidor em 160 caracteres e, com toda a certeza, sem erros de ortografia, pois pode comprometer a imagem confiabilidade das mensagens.
Outro ponto importante é que você não precisa enviar SMS para cada usuário, é possível fazer isso em massa e de maneira automatizada.
Por exemplo, a Comtele é uma plataforma específica de envio de SMS marketing é barato, prático e 100% customizável.
Quando devo usar o SMS Marketing?
A resposta para esta pergunta é: AGORA!
Pois, com certeza, seus atuais e futuros clientes estão com os celulares da mão!
Por isso, ao invés de concorrer com inúmeros conteúdos em redes sociais ou as dezenas de e-mails que chegam diariamente, o SMS marketing é um canal direto para conversar com eles.