Veja neste Infográfico algumas KPI’s que irão te ajudar a mensurar o retorno das ações de marketing digital.
Muito se discute sobre quais são as melhores estratégias e táticas no marketing digital, porém, mais importante que isso é poder mensurar o retorno que cada uma está dando.
Estas é uma das estratégias obrigatórias em todos os planejamentos, é algo que pontuo bastante no curso Inovação Digital 2.0.
Como profissional da área você precisa entregar NÚMEROS para seu cliente ou chefe. Caso contrário, ele só irá ver tudo isso como gasto e não investimento.
Baseado nisso separei algumas informações para que você possa entender como mensurar seus retornos no marketing digital.
O que é KPI?
A sigla KPI é a abreviação, em inglês, de Key Performance Indicator, isto é, o Indicador-chave de Performance. KPI é uma maneira para medir se uma ação ou um conjunto delas estão efetivamente atendendo aos objetivos propostos pelo marketing. Um KPI pode ser um número ou um percentual.
É fato que existem muitos dados disponíveis e de fácil acesso atualmente, isso pode deixar você louco, então fica uma dica: USE APENAS ALGUMAS!
Isso mesmo, você deve ter o foco e escolher o tipo de métrica correta para monitoração e mensurar os resultados. Não adianta escolher muitas KPIs que só irão encher de números os relatórios e não mostrar o resultado que a marca deseja (além de te dar o maior trabalho para levantar tudo).
É importante também não ficar amarrado às métricas vaidosas como Número de Seguidores, Curtidas, etc. A não ser que este seja o objetivo da campanha, é claro!
Então, o ponto importante é saber escolher quais são os indicadores a serem medidos. Principalmente quando falamos de E-commerce devemos pensar em:
1- Divulgar o website e trazer visitantes qualificados para ele;
2 – Fazer com que os visitantes naveguem nas seções e coloquem produtos no carrinho;
3 – Que estas conversões se transformem em dinheiro, ou seja, vendas!
Basicamente a ideia do funil abaixo:
Simplificando a ideia: aumentar o número de visitas faz crescer o número de leads, consequentemente o aumento do número de vendas.
É importante saber identificar quais métricas podem influenciar o crescimento do seu negócio e gerar receita direta ou indiretamente. Assim, vou falar resumidamente de algumas KPIs categorizadas entre: Geração de tráfego, Conversão e Geração de receita.
Geração de tráfego
É preciso aumentar o número de visitantes do site. O relatório do Google Analytics pode ajudar bastante para identificar oportunidades ou problemas com relação ao tráfego de um site. Pense em pontos como:
- Número de visitas e visitantes únicos;
- Fontes de tráfego;
- Páginas mais acessadas;
- Entre outros.
Quanto às campanhas que você faz para atrair o público também precisamos pensar em:
- CPM (Custo por mil impressões);
- CTR (Click Through Rate, ou seja, Taxa de cliques)
- CPC (Custo por Clique);
- Entre outros.
O objetivo inicial é: trazer mais pessoas para o site com o menor custo possível! Uma vez que você conseguiu isso, precisamos pensar nas conversões, ou seja, como fazer com que os visitantes naveguem e se tornem potenciais clientes.
Conversão
Mais uma vez o Google Analytics pode nos ajudar a entender o quanto o site está “segurando” os visitantes. Fique atento em:
- Tempo médio no site;
- Índice de retorno do visitante;
- Taxa de visualização por visitante;
- Taxa de rejeição;
- Entre outros;
Devemos também pensar o mesmo nas campanhas. Por exemplo, devemos comparar as métricas abaixo nos vários tipos de anúncio (teste A/B) e plataformas (Facebook Ads, Google Ads, etc.). Pense em:
- CPL (Custo por Lead);
- Taxa de conversão, ou seja, quantos por cento dos visitantes realizaram uma ação (fizeram cadastro, baixaram um ebook, etc.);
- Entre outros;
Geração de receita
Por fim, e talvez o mais importante, temos que trazer receita para a empresa, isto é, gerar lucro!
Esta é a ponta do funil que está relacionado com as vendas realizadas e número de clientes adquiridos. Então podemos levar em conta as seguintes métricas:
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes);
- ROI (Return on Investment, ou seja, o Retorno obtido no Investimento);
- Ticket Médio (Valor médio das vendas);
- Entre outros.
É claro que não podemos parar por aí, podemos ir além e pensar em ações de recompra, fidelização, aumentar o ticket médio, etc.
Infográfico
Por fim, quero deixar este infográfico com a fórmula para calcular algumas destas KPIs que citei acima. É claro, que muitas vezes isto já vem mensurado nos relatórios da campanhas, mas mesmo assim acho interessante saber como chegam nestes números.
Bom, espero que este post possa te ajudar a mensurar grandes resultados. Se quiser saber mais sobre como obter grandes resultados no marketing digital dá uma olhada no meu curso: Inovação Digital 2.0.
Não esqueça de compartilhar com um amigo e deixar um comentário, isso é muito importante para nós!