Acompanhe aqui a evolução do marketing: 1.0, 2.0, 3.0 e o tão discutido 4.0
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Neste post, separei um infográfico e um vídeo para explicar a evolução do marketing, desde o 1.0 até o 4.0, nos dias atuais. Os conceitos apresentados aqui são baseados nos livros Marketing 3.0 e Marketing 4.0 dos autores Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.
Marketing 1.0
A era do marketing 1.0 pode ser conhecida a “Era dos Produtos”. O fim era o elaboração de produtos operacionais e o consumo a todos aqueles que desejassem comprá-los. O objetivo era em padronizá-los e vender em escala, contudo ainda no foco do produto. O pensamento que mais bem refere-se a esta etapa é a expressão de Henry Ford: “O carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto”
Na época, o cuidado das indústrias era somente junto a qualidade de seus produtos. Nessa era, o marketing era focado especialmente nos princípios da oferta e da procura.
A estratégia do marketing era “push”, em que todo produto que deve ser empurrado para o consumidor isto garantiria vendas o suficiente e não teria indagações sobre as mercadorias. Concordava nas normas do antigo Marketing: convencer os consumidores pela razão de que aquela marca é a escolha certa.
Marketing 2.0
Com o desenvolvimento do mercado, ou seja, novos consumidores e novos concorrentes, aparece um novo foco do marketing. Agora as organizações despertaram para a existência de demais elementos que atuam na decisão de compra do consumidor, já que impulsos e motivações psicológicas vão mais adiante do que a simples lei da oferta e da procura.
Diferente do Marketing 1.0 em que o objetivo é exclusivamente vender os produtos, desenvolvê-los e comunicar-se em massa com os consumidores, no Marketing 2.0 se evidencia a satisfação do consumidor, a diferenciação dos produtos e o relacionamento .
O cliente é capaz de confrontar preços, itens, marcas e definir produtos e serviços para atender suas necessidades e desejos. Os mix de produtos se apresentam mais diversificados, o que dá mais alternativas para os clientes, mas sem esquecer da qualidade. Isso amplia, e muito, as alternativas de compra que o consumidor pode escolher.
Por isso, o objetivo das marcas segue além da conquista da mente do consumidor, mas também o coração dos mesmos por meio de um relacionamento.
Marketing 3.0
Com o Marketing 3.0, entramos a um período em que é necessário assumir que o consumidor é mais do que só um comum comprador. Ele demonstra preocupações coletivas e ambientais e quer construir uma sociedade melhor.
Este diferente perfil de clientes necessita de um novo processo de Marketing que tenha consideração aos fatores que atuam na mente, coração e espírito do cliente.
As organizações começam a utilizar de diferentes diretrizes estratégicas na era do marketing 3.0 . Pois, há necessidades de Justiça Social, Econômica e Ambiental.
Marketing 4.0
Além do 3.0, o Marketing 4.0 busca destacar o digital como meio social e pessoal. Os desenvolvimentos tecnológicos têm alterado as ações de marketing ao redor do globo.
Logo, novas ferramentas e mudanças começam a aparecer: a economia compartilhada, orientada no aqui e agora, marketing de conteúdo, Internet das coisas, CRM, Big data marketing, como também a possibilidade de fazer com que o consumidor não veja a diferença entre o mundo online e o offline, imposições que surgem a partir da hiperconexão e do omnichannel.
Assim o diferencial das marcas fica orientado para informação, até porque os consumidores acreditam nas recomendações de desconhecidos e podem se transformar em potentes advogados de uma marca. Ao mesmo tempo as empresas podem desenvolver produtos individualizados e ofertas personalizadas.
Outra necessidade que também identificamos é a busca do marketing por marcas mais humanas e menos ‘robotizadas’. A busca por lealdade dos consumidores é feita por meio da autenticidade dos valores das marcas e a partir das necessidades emocionais dos clientes.
Acompanhe abaixo o infográfico que resume toda esta discussão:
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