Como fazer sua loja de roupas e calçados crescer

Quanto você sabe sobre o que uma loja de roupas e calçados precisa ter no mínimo para um bom funcionamento ou conseguir ter um bom rendimento?

Todo lojista precisa ter um conhecimento médio sobre administração e organização financeira para começar a planejar a sua loja, além de, é claro, saber negociar, desde prazos de pagamento até para não cair na lábia do cliente e acabar perdendo dinheiro.

Aqui vão algumas informações e dicas que toda pessoa que pretende abrir uma loja ou que já possui uma precisa.

1 Conheça a sua loja, seus clientes, público-alvo e determine as suas metas e objetivos

Primeiramente, você conhece a sua loja por inteiro, desde seus clientes até todos os seus gastos. Se não, antes de você querer alcançar o sucesso, você precisa conhecer a sua loja:

·         Quem você quer alcançar?

·         O que você almeja?

·         Você sabe planejar?

·         Quais são seus planos para atingir seus objetivos?

·         Conhece o seu público-alvo?

·         Sabe quem são seus clientes?

Não fique com medo de perguntar aos seus clientes o porquê de escolher a sua loja em vez de um concorrente, descubra seus diferenciais e use como estratégia para conseguir mais clientes.

Conheça o seu público e seus clientes, saiba quem são cada um, ambos podem ser diferentes e analise as características de cada um: o que buscam, o que consomem, o que precisam, o que desejam, as expectativas e o que pode ser feito para alcançá-los.

Planeje cuidadosamente os próximos passos a seguir, se você nunca fez uma estratégia antes, comece do básico e mais simples, estudando o seu mercado local e o mercado em que você está inserido.

2 Saiba o que você tem dentro da sua loja

“Você sabe todas as informações sobre as vendas, as compras, os tipos de pagamento e prazos? Você sabe qual é o seu fluxo de caixa ou quanto de dinheiro você possui para realizar investimentos futuros? Você consegue dizer quem está te devendo ou quem já pagou quantas parcelas? Possui quaisquer tipos de informativos sobre históricos de clientes ou data de últimas compras?”

São muitas questões, né?

Você deve estar se perguntando se precisa saber tudo isso, e acredite, sim, você precisa saber tudo e se puder, tenha a maior quantidade de informações sobre o seu negócio o possível.

sa saber tudo isso, e acredite, sim, você precisa saber tudo e se puder, tenha a maior quantidade de informações sobre o seu negócio o possível.

Procure saber quais produtos saem mais, ou são mais procurados e quais devem ser repostos, detalhes sobre marca, modelo, cor, tipo. Além disso, tenha informações sobre seus consumidores, e fique atento para oferecer o melhor atendimento e eu não digo somente durante o período que a pessoa está na loja. Ofereça ofertas, brindes, promoções, giftbox ou simplesmente, parabenize no dia do aniversário do cliente, faça o seu melhor para que ele sorria e se sinta especial na sua loja.

3 Fique atento as novas regras e atualizações das leis

Continuadamente, a fim de facilitar a vida de todos, as leis são alteradas ou recebem acréscimos. Para isto, uma regra anunciada para entrar em vigor em 2019, que determina que todos os códigos GTIN emitidos devem ser válidos e se estão cadastrados no Cadastro Centralizado, pois começarão a ser verificados e caso não estejam de acordo com a norma, terão a nota fiscal rejeitada. O prazo máximo para a validação é até dia 06 de maio de 2019, fique atento.

Além do código de barras das notas fiscais, outra regra que entrou em vigor em agosto de 2018, foi para os boletos emitidos sem registro. Modificada a fim de facilitar o pagamento para os consumidores e unificar a emissão dos boletos, permitindo também o pagamento de boletos vencidos sejam atualizados e pagos em qualquer banco e evitar enfrentar filas.

4 Como a sua loja aparenta? E qual é a visão dos seus clientes ou do seu público-alvo?

Você sabia que mais de 80% das vendas realizadas ocorrem por meio do impacto visual da exposição dos produtos em destaque na vitrine da loja?

É por meio da vitrine que você demonstra a importância que você dá para a opinião dos visitantes da sua loja. Além da vitrine, você também deve coordenar a decoração dentro da loja, pois ambas devem possuir a mesma linguagem para não confundir o cliente, podendo até mesmo acabar perdendo a venda.

Utilizar de temáticas também pode atrair consumidores para a sua loja, afinal as pessoas gostam de novidades, você pode demonstrar isto por meio do expositor de produtos. E não se preocupe de gastar muito, você pode estar sempre aproveitando decorações anteriores.

5 Sabe quais são as datas comemorativas durante o ano?

Tire proveito das datas comemorativas durante o ano para alavancar as suas vendas. Existem diversas datas, entre as mais conhecidas são: Natal, Black Friday, Cyber Monday, 13º salário, Ano-Novo, dia de saldão de ano-novo, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças, as estações do ano, páscoa, entre outros.

Em cada data, você deve utilizar um tipo de estratégia determinada por meio da intenção do consumidor como no Black Friday, é trabalhada a intenção do “eu mereço” e o natal do “eu me presenteio”.

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