Como ações de SMS Marketing podem ajudar empreendedores
Jovens empreendedores são, normalmente, movidos por uma grande ideia ou sonho e se focam totalmente em ver seu produto ou serviço sendo concretizado e atraindo clientes. Também é uma realidade para os pequenos (e jovens) empreendedores o baixo capital para a empresa, e essa combinação resulta em pouco investimento em marketing.
Isso pode levar uma empresa que está começando a desacelerar muito seu crescimento, por isso é importante encontrar soluções viáveis para que os clientes sejam atraídos e o jovem empreendedor garanta uma renda para sua empresa nos primeiros meses ou anos.
Em um mercado tão competitivo, é importante pensar no que outros empreendedores não estão dando a devida atenção. É importante estar à frente, pois, segundo uma pesquisa divulgada em janeiro de 2017 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), dois em cada três jovens brasileiros querem abrir a própria empresa.
Muitos jovens, por estarem habituados com o ambiente online, recorrem à Internet para divulgar seus produtos ou serviços, principalmente por meio de redes sociais ou blogs. Esse tipo de marketing tem um ótimo custo x benefício, porém ainda exclui aquelas pessoas que, por algum motivo, não têm acesso à Internet ou ainda não encontraram o perfil da empresa nas redes sociais.
O SMS é a melhor alternativa nesse caso, pois com ele é possível enviar mensagens para centenas de pessoas de forma online e gerar uma alta conversão em vendas. O envio de campanhas SMS é rápido e fácil, sendo uma ótima alternativa para os jovens, que querem utilizar de seu tempo e produtividade para desenvolver seus produtos ou serviços.
As mensagens SMS têm uma taxa de leitura de 98%, sendo muito superior à abertura dos e-mails marketing. A leitura desse tipo de mensagem também é feita muito rapidamente, em cerca de três minutos após o recebimento. Isso porque a mensagem SMS gera uma interrupção, aparecendo na tela do usuário instantaneamente. E não é novidade que as pessoas passam cada vez mais tempo olhando para as telas de seus telefones celulares, e jovens empreendedores sabem disso!
Outra vantagem é que jovens empreendedores fazem parte de uma geração mais preocupada com a sustentabilidade e procuram campanhas de marketing mais ecologicamente corretas e inovadoras (sem recorrer à impressão de milhares de materiais, como flyers) e querem se conectar com seu público de forma rápida.
Uma dica, porém, é utilizar essa ferramenta de forma consciente. Mensagens com conteúdo duvidoso, de empresas que o cliente não conhece ou com uma frequência de envio muito alta são consideradas como spam. Se certifique de que as pessoas conhecem sua marca, estão interessadas no conteúdo e não serão incomodadas. O horário de envio também é algo que exige cuidados, sempre é preferível o horário comercial.
Como escrever uma mensagem SMS
Jovens empreendedores podem utilizar campanhas de SMS marketing para divulgar novos produtos ou serviços, condições especiais ou prazos de pagamento, convites para eventos de lançamento, entre outros avisos.
Esse tipo de comunicação também pode servir como um canal de conteúdo exclusivo para o cliente, com dicas sobre o assunto que a empresa mais domina. Se você vende, por exemplo, um aplicativo, mande mensagens sobre as funcionalidades dele ou dicas para uma utilização mais eficaz.
Também é importante que o jovem empreendedor acompanhe os resultados de sua campanha de SMS. É essencial ter em mente quanto era o faturamento antes da campanha de marketing iniciar, se ele aumentou, se as visitas ao site da empresa cresceram ou o contato por parte dos clientes está mais frequente.
Também é possível acompanhar relatórios das próprias campanhas de SMS nos softwares de envio em massa. Uma dica é acompanhar os índices de abertura e filtre por região ou período para melhorar cada vez mais a conversão de suas mensagens.
Comece uma campanha em minutos
O primeiro passo é construir sua lista de contatos para que as campanhas de SMS marketing sejam mais efetivas. Se você trabalha, por exemplo, com comércio e tem um endereço fixo, a cada novo cliente que você receber, peça que preencha uma ficha cadastral. Além do número de telefone, peça também o e-mail, que será útil para outras campanhas de comunicação.
Para ter em sua lista os contatos de pessoas que ainda não são clientes, existem algumas estratégias: promover sorteios no site ou redes sociais, organizar eventos para a empresa, trocar um cadastro por desconto ou oferecer conteúdo de qualidade (como um e-book) para quem fornecer esses dados.
Agora é só procurar um software para envio de SMS e começar a escrever. A mensagem deve ter até 160 caracteres. Se objetivo é informar os clientes sobre um assunto mais complexo, a mensagem pode incluir um link para o blog ou site da empresa. Antes de começar, o jovem empreendedor deve se certificar de que a lista de contatos dos clientes e pessoas interessadas na empresa está atualizada.
Conteúdo por Gabriela Stähler
Assistente de Marketing na Facilita Móvel