Alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará desenvolveram este projeto no seu primeiro semestre.
Até então foram criados uma série com 26 alfabetos tipográficos, todos disponíveis para download.
O professor Chico Neto, da disciplina de Fundamentos da Comunicação Visual queria que os alunos desenvolvessem uma relação entre o discurso verbal e o visual e, para isso, criou o First Type Project [em tradução livre: Projeto Primeiro Tipo].
“O que eu busquei nesse projeto foi o primeiro contato com a tipografia de uma forma mais instigante e cumprindo a missão da disciplina”, explica Neto.
“Nunca tinha feito fonte nem nada parecido, para a turma toda foi bem gratificante. Me interessei pela parte da criação”, Carlos Almi da Rocha, criador da fonte Clock Carf. O calouro completa que aprecia aulas mais dinâmicas na universidade.
Continuidade
A família de fontes cearenses gratuitas vai aumentar nos próximos semestres, de acordo com o professor. “Pela resposta que os colegas professores deram ao trabalho e pelas outras turmas, que acharam muito interessante, existe um cenário otimista que mostra que faz sentido continuar o trabalho”, empolga-se o docente.
Quem se interessou em baixar, ou apenas conhecer as tipografias digitais dos universitários, deve acessar o site First Type Project.
Trabalho este que deverá ser levado como exemplo motivador por outras universidades do Brasil.
Via Tribuna do Ceará