Conquistar seguidores relevantes de maneira orgânica no Instagram é mais fácil do que no Facebook, por diversas características inerentes à rede de fotos que tornam algumas práticas mais efetivas e simples de ser realizadas. Entenda algumas estratégias:
1) Tenha um nome que diga algo para seu público. O nome do seu perfil no Instagram deve atrair seu público, pois é ele que as pessoas irão ver na lista de comentários ou entre os que curtiram determinada foto.
2) Esteja onde seu público está. Encontre os perfis que se assemelham ao seu – pelo menos no público alvo – para que você encontre seguidores relevantes. Curta e comente nas fotos que as pessoas que você quer atrair irão ver. Mas atenção: não seja oportunista. Faça comentários pertinentes e verdadeiros: nada de ficar falando “bom dia”, “boa noite” e “bacana” em todas as fotos. Mesmo porque o público está observando isso também.
3) Tenha uma descrição clara, objetiva e atraente. Ao olhar seu nome interessante em uma curtida ou comentário, o usuário irá para seu perfil. A sua descrição diz quem você é de maneira que o seu público-alvo terá vontade de seguir? Assunto do blog (Ex.: Dicas sobre maternidade por uma mãe de três), tipo de produtos e local de uma loja física (Ex.: Moda fitness. Curitiba – PR), estilo de fotos de alguém que é (ou quer ser) referência em determinado segmento (Joana Silva. Moda e estilo para adolescentes), enfim, as possibilidades são inúmeras. Sem uma descrição adequada, o perfil até pode conseguir seguidores, mas que não são necessariamente o público de interesse.
4) Esteja preparado para receber seu público. Comece a aparecer na rede quando seu perfil já tiver uma quantidade mínima de fotos para que, quando o seguidor em potencial entrar em sua página, além de ler sua descrição, veja o estilo de imagens que ele vai encontrar. Isso é uma forma de atrair público realmente relevante para sua página.
5) Apresente-se sem ser invasivo. Seguir para ser seguido é estratégia de adolescente para ter um milhão de amigos ao estilo Roberto Carlos. Quem quer ser levado a sério no Instagram segue quem realmente lhe interessa, mesmo que isso resulte em alguns “Deixar de seguir”. Então, se você observa alguém que é um seguidor em potencial para seu perfil, entre na página da pessoa, encontre uma foto com que sua marca se identifica e curta. Se faça presente na vida do usuário para que ele entre no seu perfil (com nome atraente), leia a sua descrição (clara e objetiva), veja as fotos que já foram postadas e escolha te seguir ou não com base no que já conheceu. A pessoa que faz este caminho e, só então, passa a acompanhar o perfil é um seguidor que vale a pena manter e que não abandonará você tão cedo.
6) Faça postagens inteligentes. Não fuja do assunto ao qual seu perfil se propõe, pois é isso que seu público está buscando. Procure compreender o horário de maior alcance de suas postagens (o que pode ser feito com aplicativos, mas também com a prática), não sobrecarregue seu público com textos longos e lembre que o Instagram é uma rede de imagens, por isso aposte em fotos bonitas e ilustrações bem feitas. Não esqueça de usar as hashtags (sem exagero) que remetam à postagem, mas também ao assunto de seu perfil e interesse de seu público.
E lembre-se de que nas redes sociais – seja qual canal for – a regra é: conteúdo relevante. Ofereça mais do que propaganda aos seus seguidores, dê informações, experiências, diversão, algo que mereça dividir a tela com fotos de amigos, parentes e bichinhos de estimação.
Artigo de Melina Pockrandt, jornalista e criadora do blogwww.maternidadesimples.com.br e do perfil @maternidadesimples, no Instagram.