Inspire-se na Netflix para melhorar seus produtos

28 out
2015

4 fatos da Netflix que podem inspirar a como melhorar os produtos da sua marca

Uma benção ou uma maldição?

A Netflix é um sistema de conteúdos via streaming que tem mexido com o mercado. Séries, filmes e documentários disponibilizados para horas e horas de entretenimento. Alguns já falam que a Netflix tem atrapalhado nos estudos e produtividade de muitos. Eu, Thiago, acredito que ajuda Netflix é benção!

Já fiz vários posts sobre como esta empresa pode nos inspirar:

A Netflix é um serviço de streaming de cabo a rabo, mas talvez não conheça algumas curiosidades sobre a Netflix que podem nos inspirar em como podemos melhorar nossos produtos.

1. Vários episódios

Uma pesquisa mostrou que cerca de 60% dos espectadores da Netflix têm o costume de assistir a diversos episódios de um programa, ao menos, duas vezes por mês.

O termo “binge watching” se refere ao ato de assistir dois ou mais episódios de uma série de uma vez só.

Assim, boa parte dos lançamentos da Netflix já apresentam vários episódios para serem assistidos (diferente da transmissão convencional da Tv).

2. Escolhendo a equipe

Quando comprou os direitos para produzir House of Cards, era a hora de escolher o diretor e o protagonista.

Baseado no fluxo de pesquisas da plataforma, a Netflix procurou o diretor David Fincher e o ator Kevin Spacey para a série. Já que os filmes envolvendo os dois eram extremamente populares.

3. Produções próprias

Ao invés de terceirizar, vamos verticalizar! Isso mesmo, ao invés de comprar os direitos de transmissão das grandes produtoras, a organização resolveu produzir seu próprio conteúdo (exclusividade e custo).

Até 2015 a Netflix já havia produzido mais de 70 conteúdos originais. Entre eles estão séries (como House of Cards,Orange is the New Black, Sense 8 ou Narcos) e documentários (como The Square e Virunga).

4. Expansão

A Netflix já está disponível em mais de 50 países e  espera estar presente em 200 países até o final de 2016.

O serviço ficou disponível no Brasil no segundo semestre de 2011, mas a empresa promete entrar em alguns países importantes como Espanha, Itália e Portugal.

Ou seja, orientação ao marketing: foco na demanda! Vamos sempre entregar o que os clientes querem, este é um dos segredos das empresas no mercado atual.

 

Thiago Martins
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