8 filmes sobre Marketing e Vendas para assistir no Netflix

28 fev
2015

Para quem gosta de assistir bons filmes, vale a pena conferir nossa lista de filmes para quem é do marketing e vendas

Para quem tem Netflix fica mais fácil, a plataforma conta com mais de um milhão de filmes e dez milhões de arquivos. São vários gêneros e materiais que você perderia boa parte do seu dia procurando bons títulos.

Depois do sucesso do nosso post: Melhores filmes do Netflix para Empreendedores . Fizemos uma seleção para  ajudar os profissionais de marketing e vendas, segue lista de 8 filmes que mostram persuasão, negociação, estratégias e análises de mercado.

Gosta de assistir e aprender? Disponibilizamos aqui uma aula gratuita de Marketing Digital.

 

1. Penetras bons de bico

Dois amigos sabem tirar proveito carnal da esperança e dos sonhos das mulheres. Mas como? Entrando de penetra em casamentos.

Neste filme podemos identificar várias aproximações com o Marketing. Há a questão de adaptação em diferentes públicos-alvo (tanto de vestimenta, argumentos, etc.). Mas também a argumentação de vendas que ambos utilizam para “se venderem” para as mulheres.

2. A onda

O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia. Para exemplificar melhor, ele forma um governo fascista dentro da sala de aula.

 É muito ligado à propaganda política Nazista, fala sobre influência da comunicação na ideologia das pessoas, neste caso dos alunos. É um filme relativamente forte, mas que trabalha muito sobre argumentos para vender ideias.

3. Jurassic Park

Um milionário cria um parque onde visitantes podem ver dinossauros em carne e osso, mas uma falha no sistema de segurança liberta as feras.

Em Jurassic Park é possível identificar como, mesmo antes de ver os dinossauros, o parque é vendido: pela marca, entrada do parque, vídeos que explicam os experimentos, etc.

E, é claro, trabalha algo que é muito discutido no Marketing 3.0: levar experiência ao público!

 biblioteca_marketing_materiais

4. O Lobo de Wall Street

O emocionante drama de Martin Scorsese sobre Wall Street é baseado nas memórias do corretor Jordan Belfort, cuja frívola carreira culminou em sua prisão.

 Este é um filme referência quando se fala em VENDAS! Belfort, além de saber formar um time forte, trabalha de maneira correta sobre posicionamento de marca e utilizar os argumentos corretos para persuadir seus clientes (mudando a abordagem do discurso).

5. A rede social


O drama biográfico do diretor David Fincher relata a ascensão meteórica do criador do Facebook Mark Zuckerberg, que se tornou astro da Internet no segundo ano de Harvard.

É possível observar no filme vários pontos com relação ao Marketing e Vendas: ousadia em inovar, montagem de times e possuir uma visão de onde quer chegar com o negócio.

6. O homem que mudou o jogo

Baseado numa história real, O Homem Que Mudou O Jogo (Moneyball) é um filme para quem nunca sonhou em ser parte do sistema. Brad Pitt interpreta Billy Beane, o gerente geral do time Oakland A’s e o responsável pela montagem da equipe. O filme trata, principalmente, a importância de ter uma boa estratégia.

 Este é um dos poucos filmes desta lista que retrata algo super importante: planejamento! Pois, mesmo tendo jogadores de segunda linha, Beane sabe utilizá-los de maneira correta.
Além de uma lição de liderança, é possível identificar ações que destacam o diferencial de cada um.

7. Jobs

A história da ascensão de Steve Jobs, de rejeitado no colégio até tornar-se um dos mais reverenciados empresários do universo da tecnologia no século 20. A trama passa pela jornada de autodescobrimento da juventude, pelos demônios pessoais que obscureceram sua visão e, finalmente, pelos triunfos. Como posicionar seus produtos? Diferenciá-los dos concorrentes?
Indiscutivelmente Steve Jobs não vendia produtos: vendia ideias e soluções! E neste filme é possível compreender um pouco desta mente, meio conturbada, mas super criativa e inovadora.

O filme trabalha muito a ideia de posicionamento de marca e de como pensar fora da caixa na melhoria de produtos, além de saber vender grandes ideias em suas apresentações.

8. Chef

Carl Casper (Jon Favreau) é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Mas uma briga com um crítico gastronômico (Oliver Platt) vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua família para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida e um celular com internet.

É um filme não muito conhecido, porém retrata muito a cena atual do marketing como: gerenciamento de crises, comportamento do consumidor e marketing digital pelas mídias sociais.

 Outros bons filmes, mas que estão fora do catálogo:

 

Do que as mulheres gostam

Quando um arrogante publicitário de repente começa a escutar o que as mulheres pensam, ele usa seu talento recém-descoberto contra a nova chefe.

Jerry Maguire

O agente esportivo Jerry Maguire tem uma crise de consciência e deixa seu lucrativo emprego para trás, levando apenas um cliente e uma assistente a tiracolo.

Richard Branson: O rei da virgin

Aluno nada promissor segundo seus professores, Richard Branson hoje é o empresário atrás de um império de comunicações, música, aviação e turismo espacial.

 

Qual mais você acrescentaria nesta lista?

 

Thiago Martins
author

7 Comments

  1. Renato de Vicente | 13 de Março de 2015 at 19:07

    Já assisti 5 deles. Vou seguir a recomendação e ver os demais.

    Reply
  2. tom Trader | 26 de novembro de 2015 at 13:37

    Em busca da felicidade (will Smith)
    No limite ( Anthony Hopkins)

    Reply
  3. Blogueira Shame | 2 de Abril de 2016 at 22:21

    Olá, tudo bom?

    Curti muito esse site.

    Beijos!

    Alice Intelimax IQ

    Reply
  4. Andre Silva | 29 de Maio de 2016 at 16:55

    Põe mais um aí na lista: Amor por contrato.

    Reply
  5. thales mello | 19 de junho de 2017 at 18:43

    eu acresceintaria . vida de inseto I..
    onde o Flink consegue resolver os problemas dos ataques dos gafanhotos. de exilado do formigueiro a lider conceituado. onde ele mostra que os resultados sao incriveis quando Todos trabalham, juntos. e a fe e aperceverança dele ele conquistou sua meta.. Reconhecimento Respeito….

    Reply
  6. Mario | 20 de agosto de 2017 at 01:03

    Fome de Poder = MCDONALD’S, coloca na lista!

    Reply

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *