10 Dicas de Marketing para Pequenas Empresas

26 jan
2017

Confira 10 estratégias de marketing simples e eficazes para micro e pequenas empresas

Traçar estratégias de marketing nas micro e pequenas empresas é chave para o crescimento, pois não adianta ter uma boa ideia de negócio se não souber aplicar e divulgar corretamente.

Toda empresa em seu início pode ter algumas dúvidas, como:

 

Muitos empreendedores acreditam que fazer um “bom marketing” exige muito esforço e dinheiro. Nesse artigo quero mostrar que algumas ações simples podem fazer toda a diferença no seu negócio.

O importante é você compreender como funciona o seu mercado e desenvolver um pensamento estratégico de marketing para pequenos negócios (este curso gratuito pode te ajudar).

 Listarei aqui 10 estratégias simples e eficazes para micro e pequenas empresas.

1. Marca e identidade visual

“Sua marca é sua cara”, então se você ainda não possui, crie ou contrate um profissional para a criação  de sua marca.

Contratar um profissional de design pode ser um grande diferencial, todavia, existem plataformas como WeDoLogos em que você pode desenvolver sua marca com um preço mais acessível.

A identidade visual deve ser muito bem desenvolvida, inclusive quanto as cores que podem influenciar os consumidores.

A partir da definição da sua marca você deve aplicar em materiais como cartões de visitas, papelaria, sites, mídias sociais entre outros.

É uma forma eficiente de identificar sua empresa nos diferentes tipos de mídia que você utilizar. Os custos desse serviço variam muito, mas é um investimento que vale a pena!

 

2. Folhetos e impressos

Inicialmente é preciso criar o layout e textos. Sendo assim, separe os diferenciais da sua empresa e seu produto: utilize argumentos de venda e imagens para ilustrar visualmente.

Algumas empresas cometem um erro comum: esquecem de incluir a marca e dados de contato! Nunca esqueça disso.

Para a impressão você utilizar gráficas da sua cidade ou usar gráficas online que possuem preços competitivos (como esta aqui, por exemplo). Você poderá imprimir o seu material por meio de gráficas com preços competitivos que realizam esse tipo de trabalho via Internet.

 

3. Sites e blogs

Já pensou que seus clientes devem procurar pelo seu produto no Google e não encontrar nada?

Pois é, este é um erro comum: não ter presença digital. Para corrigir isso é interessante a construção de um site ou blog.

Pense em layouts, publicações, contratação de serviços de registro e hospedagem. Uma opção mais em conta é criar uma fanpage no Facebook.

 

4. Redes sociais

Estar presente nas redes sociais é obrigatório! Muitas empresas têm utilizado do Facebook, Instagram, LinkedIn e até do WhatsApp como estratégia de negócios.

O importante é identificar em qual rede social o seu público está, criar um perfil e mantê-lo atualizado. Monte a sua página/perfil, elabore um plano de atualizações e procure não apenas falar do seu negócio, mas ofereça também conteúdo útil e relacionado.

5. E-mail marketing

Já possui um cadastro de clientes e nele os e-mails?

Se você possui uma lista de pessoas que autorizaram receber seus e-mails, utilize-a! É um ótimo canal direto para divulgar sua empresa, fazer promoções, pesquisas e relacionamento.

A dica é: capriche no layout, no assunto da mensagem e personalize com o nome do seu cliente e use com moderação (nada de ficar enviando e-mails diariamente).

 

6. Relacionamento

Um dos maiores segredos do marketing é saber ouvir o cliente e manter um relacionamento saudável com eles.

É necessário ter uma estratégia para avaliar a satisfação, estabelecer contato e promover a fidelização. Muitas vezes uma pequena pesquisa aplicada no balcão ou telefone com uma amostra dos seus cliente pode lhe trazer ideias geniais.

É possível também você fazer pela internet, há ferramentas (como esta) que possuem versões gratuitas.

 

7. Promoções

Utilizar de estratégias de promoção de vendas como: sorteios, descontos, distribuição de brindes, cartões-fidelidades, etc… são formas de movimentar vendas e atrair mais clientes.

O investimento dessa ação pode variar muito, mas é possível realizá-la de forma módica e criativa. Mas, principalmente nas redes socais, é importante se atentar para algumas normas.

 

8. Parcerias

Uma boa ideia é tentar fechar parcerias com outras empresas, principalmente se possui alguma relação com seu negócio.

Por exemplo: uma loja de tênis pode divulgar seus serviços com uma academia; uma clínica oftalmológica com uma ótica; uma escola de idiomas com um colégio da cidade.

É claro que esta parceria deve ter uma relação onde ambos ganham, onde você e seu parceiro te benefícios concretos.

 

9. Eventos externos

Se você possui uma loja de bicicletas, que tal promover um passeio ciclístico? Já pensou uma escola de música promover um concurso de bandas?

São iniciativas que podem trazer uma boa divulgação para sua marca e, até, vendas dos seus produtos/serviços.

10. Workshop gratuito

Para quem ainda não viu: temos este mini curso de Marketing para Pequenas Empresas.

Neste conteúdo gratuito ensino como aperfeiçoar sua visão de mercado, além de trazer exercícios que já trarão ideias práticas.

Clique aqui e assista.

Gostou das dicas? Vamos colocar em prática então!

Thiago Martins
author

1 comment

  1. Juliana Santos | 1 de novembro de 2017 at 14:29

    Obrigada pelas dicas, gostei muito! Parabéns pela iniciativa.

    Reply

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *