5 Dicas incríveis para ter uma ótica de sucesso!

13 dez
2018

O segmento de Óticas constitui um empreendimento bastante presente nas zonas comerciais brasileiras, como em lojas de rua, shopping ou quiosques. 

Para ter uma ótica lucrativa e destacar-se no mercado, é preciso mais do que um bom planejamento, o empresário precisa ter em mente um estudo de mercado, dos concorrentes, economia e investimentos futuros.

É importante também que o gestor da ótica esteja sempre antenado as tendências, gostos e estilos dos seus clientes da mesma forma que atende suas necessidades em relação à saúde dos olhos (SEBRAE).

Neste post vamos apresentar dicas para ter uma ótica lucrativa e de sucesso. Confira!

Vantagens do segmento de óticas

A cada ano que se passa o mercado de óculos e seus acessórios vem crescendo e atraindo novos empreendedores para esse tipo de comércio. A venda de óculos sob prescrição médica é um aspecto de crescimento e gerador de negócios nas Óticas. 

Os óculos antigamente nomeados como sinônimo de incômodo, hoje são reconhecidos como acessório de moda. Há uma grande procura por armações mais leves e que se mostrem mais agradáveis às características de cada rosto. 

É preciso levar em consideração o estímulo de se manter no estilo e seguir tendências, muitas pessoas trocam a armação de seus óculos antes que ela envelheça ou danifique.

Pode-se atribuir como aspecto favorável ao mercado a importância dada aos óculos de sol, como acessório de beleza e de proteção aos raios solares. Nos últimos anos, vários modelos de grifes famosas tornaram-se acessíveis aos empresários de micros e pequenas óticas, possibilitando uma vantagem competitiva no atendimento aos clientes, além de aliar beleza e leveza ao custo acessível do produto.

Conheçamercado de óticas

Para conhecer melhor o mercado de óticas é necessário a realização de pesquisas e análises do setor. 

Que pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar as preferências e expectativas daqueles que se esperam como consumidores em potenciais, as práticas de mercado dos fornecedores, formas de pagamento, de entrega, etc. 

Além de possibilitar conhecer a concorrência já instalada, em termos de variedade de produtos oferecidos, política comercial, promoções, entre outros fatores. Podendo ser feitas simples perguntas, por exemplo: 

Pesquise os preços praticados pelos concorrentes, o padrão das lojas existentes, as vitrines, tipos de divulgação, marketing e compare as características dos clientes. 

Observe os negócios que já funcionam na área e os serviços prestados. Identificando eventuais “janelas”, você terá condições de criar os diferenciais e as estratégias de sua ótica.

Concorrência 

É preciso atenção ao mercado quando se pretende se diferenciar dos concorrentes ou abrir uma ótica, pois existem muitos estabelecimentos comerciais desta natureza, geralmente próximos, em especial nas grandes cidades. 

A concorrência é grande neste setor e há muitas lojas que possuem credibilidade junto aos clientes.

Para os empreendedores de Óticas é imprescindível buscar produtos diferenciados, planejar seus investimentos, utilizar um sistema de gestão favorável, definir o seu público-alvo e a persona ideal.

Ameaças e oportunidades para o segmento ótico

Como em todo empreendimento, os empreendedores deverão estar preparados para possíveis riscos e, portanto, utilizar ações estratégicas que diminuam as ameaças e aumentem as possibilidades de atrair e aproveitar oportunidades para favorecer o sucesso de seu negócio.

As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar uma nova estratégia ou um novo empreendimento.

As ameaças para o negócio são definidas como situações não controláveis pelo empreendedor e que podem interferir de maneira a reduzir ou impedir os resultados esperados para o negócio.

Para a identificação de ameaças e oportunidades do segmento de óticas é importante ficar atento às mudanças na economia, aos sinais do mercado, às novas tendências dos consumidores, ao mercado concorrente e aos fornecedores. 

Pois imagine se uma matéria prima for extinta? Estiver escassa ou com pouca qualidade? Pode alterar o valor e a qualidade do produto, arriscando os lucros de sua ótica.

O conhecimento real das possibilidades de sucesso, considerando a busca de informações para identificar oportunidades e ameaças, somente será possível através de pesquisa de mercado.

Invista em um sistema de gestão para ter sua ótica de sucesso

  A automação dos processos em uma ótica é imprescindível, seja para aqueles que possuem laboratório próprio para a confecção das lentes e óculos, visando ampliar sua competitividade, ou seja para os estabelecimentos que trabalham com laboratórios terceirizados.

Ao utilizar um sistema de gestão, o empresário é capaz de controlar, por meio do computador, os estoques de produtos, os pedidos, contas a pagar, receituário ótico, o status das vendas realizadas, e entre outros. 

O gerenciamento apropriado de seu negócio, com o suporte de um software de gestão, reduz a probabilidade de erros no controle dos processos e dos insumos, além de fornecer informações assertivas, subsídios para tomada de decisões estratégicas e expansão futura do empreendimento.

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Referências

BLOG KERO ÓTICA. Blog. Disponível em: <https://kerootica.com.br/blog-kerootica>. Acesso em: 02 dez, 2018. 
KERO ÓTICA. Sistema de Gestão de Óticas. Disponível em: <https://kerootica.com.br/>. Acesso em: 02 dez, 2018.
SEBRAE. Como montar uma ótica. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-otica,64d97a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 02 dez, 2018.
FRANQUIAZ. Franquia de ótica: como abrir a sua. Disponível em: <https://www.franquiaz.com.br/blog/franquia-de-otica-como-abrir-a-sua/>. Acesso em: 02 dez, 2018.

Thiago Martins
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