Como o marketing sensorial afeta a experiência do consumidor?

Entenda o marketing sensorial e como ele afeta positivamente a experiência do consumidor

Existem várias formas diferentes de colocar o marketing em prática, e uma delas é o Marketing Sensorial. Basicamente, ele consiste em utilizar dos cinco sentidos para alavancar as vendas, comunicar de uma forma melhor e otimizar a experiência do seu consumidor.

Fonte: Laura Petraglia

Entenda melhor como, na prática, o marketing sensorial faz diferença:

Como funciona?

Com certeza você aprendeu os cinco sentidos ainda no tempo da pré-escola, mas vale relembrar. São eles:

  • Tato;
  • Visão;
  • Olfato;
  • Paladar;
  • Audição.

A questão, então, é que toda marca automaticamente produz estímulos relacionados aos cinco sentidos e, assim, comunica valores. Com o marketing sensorial, os sentidos são explorados estrategicamente pela marca, explorando o potencial de todos os seus elementos  (sejam nos materiais de divulgação ou no ponto de venda).

A grande vantagem em utilizar essa estratégia é que pode aumentar as vendas significativamente, porque mexe diretamente com a emoção do consumidor. Além disso, o posicionamento e a identidade da marca se reforçam no mercado através dessas práticas ao longo do tempo.

Aplicando a estratégia

Agora que você já sabe como funciona o marketing sensorial, é importante conhecer algumas das estratégias que são usadas pensando em cada sentido:

Fonte: Content Tools

Na visão

O recurso visual é o mais usado nas estratégias de Marketing. Dentro desse sentido, dois principais âmbitos precisam de cuidado:

  • Identidade Visual: logotipo, símbolos e cores fazem toda a diferença no reconhecimento da marca. Lembre-se que as cores tem significado e estimula sentimento e reação específicos para quem as vê!
  • Ambientação da loja física: o ambiente dos pontos físicos precisa ser agradável! O cuidado deve vir desde a iluminação até a decoração e as cores que serão usadas no local. Isso faz toda a diferença sobre a impressão e o estímulo que vai causar no cliente, dependendo do seu objetivo!

Na audição

É fato que o som faz total diferença no nosso humor, então porque não utilizar dessa influência para o momento de compras do seu cliente? A ideia, com este sentido, é que o som auxilie na indução de certa emoção ou atitude.

Se você precisa que as pessoas sejam ágeis nas compras, por exemplo, o ideal é colocar uma música com ritmo mais acelerado. No entanto cuidado, talvez para seu target e produto, uma música tranquila e suave seja mais que o suficiente para garantir uma agradável experiência de compra para o consumidor, que gostará de passar por ela novamente.

No olfato

Os cheiros tem um poder muito grande de nos remeter sentimentos e até lembranças. E é por isso que se preocupar com esse sentido faz toda a diferença!

Para auxiliar nesse processo, a dica é desenvolver uma essência ou até mesmo utilizar um já existente, que consiga remeter ao produto que você venda. É legal ter frasquinhos com o aroma e, no ambiente físico, para que o cheiro que vem da rua não influencie no da loja, é interessante investir na climatização do local.

No tato

Muitas pesquisas mostram que quando tocamos no objeto que desejamos, a chance de comprar é bem maior. Por isso, a estratégia desse sentido é totalmente ligada com a experiência que o consumidor terá na loja física.

Para começar, a climatização com ar-condicionado já deixa o cliente mais confortável. Depois, observe também como é o tato dos objetos como poltronas, cortinas do provador, balcões e até o piso! Por último, é claro, lembre-se de deixar o produto em fácil acesso para que os clientes possam tocá-lo.

No paladar

Esse é o sentido mais específico: nem todas as marcas poderão usá-lo. Mas, se você trabalha com alimentação, ele deve ser muito explorado. A dica é ter sempre a prova de algum alimento para os clientes, pois isso dá mais credibilidade para a realização da compra.

Mas, mesmo que a sua empresa não seja do ramo alimentício, vale muito a pena disponibilizar algum tipo de lanche para os clientes. Isso deixa eles mais confortáveis no ambiente e pode dar bons resultados!

Viu só? São estratégias muito fáceis de colocar em prática e que podem trazer ótimos resultados! Vale a pena testar e experimentar o que melhor se adapta para sua marca!

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