Como empresas usam o WhatsApp nos negócios

21 maio
2015

Veja algumas ideias de como gerar vendas e negócios por este aplicativo de mensagem

O WhatsApp é um aplicativo de mensagem comprado pelo Facebook em 2014 e já passou a marca de 800 milhões de usuários ativos por mês.

Algumas empresas brasileiras já estão preparadas para ajudarem os empreendedores que querem usar o WhatsApp em seus negócios:

Pequenas empresas brasileiras têm usando o app para alavancar seus negócios. Veja algumas:

1) A Shopgram, desenvolvida por Gabriel Monteiro e Matheus Guilarducci, é uma ferramenta que permite fazer vendas via Instagram e WhatsApp

2) Adriana Auriemo, fundadora da rede Nutty Bavarian, usa o aplicativo de mensagens para conseguir dicas com colegas do setor e resolver desafios do dia a dia

3) O Sorvete Naked, feito de água de coco e frutas da estação, é vendido via WhatsApp

4) O e-commerce de suplementos alimentares Centralfit usa o WhatsApp para interagir com clientes

  • Atendimento e Vendas

Use esta ferramenta para um serviço de atendimento ao seu cliente, tire dúvidas, envie campanhas, cupons, promoções… faça pedidos pela plataforma. Mas, muito além de apenas utilizar de SAC ou canal de vendas, é possível utilizar como ferramenta de marketing.

  • Marketing Direto

Você possui um cadastro dos seus clientes? A maioria deles deve ter celular e o aplicativo instalado. Pense em usar como canal de relacionamento direto com seus clientes ativos e inativos.

  • Grupos

Existem vários grupos de WhatsApp de vários temas e objetivos, é possível você participar e interagir nestes grupos, mas também criar seu grupo e criar um canal direto com os interessados.

  • Marketing de Conteúdo

Seja relevante e nunca seja invasivo. Gere conteúdo que possa interessar seu público. Não apenas promoções e produtos, mas dicas e conteúdos relevantes em primeira mão.

  • Conteúdo Multimídia

Compartilhe vídeos! Não fique preso apenas em textos e imagens, os vídeos mexem com o emocional das pessoas… que tal ser diferente e criar um vídeo criativo da sua marca?

  • Marketing Viral

A ideia do viral é uma mensagem que parte de um para vários (como um vírus), se você tem um conteúdo que possui este apelo (emocional ou humor) esta ferramenta é muito rápida para compartilhamento de materiais virais. Faça um teste.

  • Política de envio

Evite ao máximo o envio de mensagem em massa (SPAM) como também cadastre pessoas que possuem o interesse neste relacionamento pelo aplicativo. É importante deixar claro que qualquer usuário pode sair da sua lista quando quiser. Não crie uma imagem negativa da sua marca!

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Mas como organizar e responder várias mensagens simultaneamente?

Aqui vem a solução: o mensageiro finalmente está disponível para a versão Web. A empresa lançou esta novidade, mas inicialmente nem todos serão beneficiados com a nova funcionalidade: somente usuários do Android, Windows Phone e BlackBerry conseguem acessar o aplicativo na Internet. Para acessar: https://web.whatsapp.com 

 

Para finalizar, acredito ser importante assistir a video-aula abaixo da Simone Siqueira, sobre ações de marketing no WhatsApp:

Thiago Martins
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