Nova atuliazação do Google Penguin

06 out
2016

Google apresenta novas mudanças em seu algoritmo que você tem que saber!

Estar bem posicionado nos buscadores, como o Google, é de suma importância para as marcas. No meu curso de Inovação Digital passo dicas de como posicionar o seu site no primeiro lugar no Google.

Tudo depende do algoritmo do buscador que pode deixar seu site relevante ou não. No dia 23/09/2016 o Google anunciou a atualização do algoritmo Penguin. A atualização promete mudar a maneira como as páginas são indexadas nos resultados do buscador, por isso resolvemos mostrar para você como essa mudança pode afetar sua estratégia de SEO e algumas novidades!

O que é o algoritmo Google Penguin?

Uma série de atualizações que penalizam aquelas táticas de linkagem externa, que são links conseguidos de forma não natural, através de compra e que não redirecionam para conteúdos relevantes.

Um dos fatores utilizados para ranquear as páginas é a quantidade de links que ela possui apontando para sua página ou um conteúdo, isso mostra que o conteúdo é relevante e a página tem autoridade. Mas não é só a quantidade que importa, há também de onde elas vem, por exemplo, se um site grande e de conteúdo indica seu o seu site, o Google lhe dará mais pontos por isso.

Já se o seu site recebe links de páginas sem relevância ou que não tem nada ligado ao seu seguimento (aqui entra os links em comentários também), você pode ser prejudicado.

O Penguin penaliza os sites que utilizam formas de driblar os algoritmos de busca visando estar entre os primeiros citados, sem investir em conteúdo e práticas honestas.

Isso faz com que cada vez mais os resultados exibidos em uma pesquisa sejam satisfatórios e relevantes para o usuário.

 

Quais as novidades da atualização?

Agora, as mudanças que você faz no seu site para evitar os backlinks são atualizadas em tempo real, ou seja, se você foi penalizado por algum spammer é só arrumar o link e procurar estratégias de crescimento natural e suas chances de voltar para o topo é bem grande.

Porém, se seu site é linkado em algum site sem conteúdo relevante ou  mesmo em uma página spammer, é provável que seu link não estará em boas posições de busca.

Quais os benefícios que a atualização traz para o meu site?

A primeira dica é: confira se seu site está sendo penalizado pelas novas atualizações pelo site  Google Penguin Checker Tool. Não esqueça de selecionar “google.com.br” na opção Choose Your Database!

Após fazer essa verificação inicial, é preciso procurar o que está acontecendo de errado em sua página, ou detalhes que podem prejudicá-la no mecanismo de busca, para isso você pode usar o Google Search Console, com ele você pode conferir se há problemas de indexação, quais melhorias você pode fazer, e seu tráfego.  Ou seja, você vai ter ótimas dicas de como melhorar seu site o ranqueamento dele.

Agora que você já sabe dessas mudanças, que tal se manter atualizado visitando nossa Biblioteca do Marketing?

 

Thiago Martins
author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *