Por que o marketing deve se preocupar com a fidelização de clientes?

28 set
2017

Você sabia que manter um cliente custa até sete vezes menos do que conquistar um novo?

Por isso, se você deseja um marketing com baixo custo e alto retorno, uma boa dica é apostar na fidelização de clientes. O resultado disso são pessoas que fazem o marketing da sua marca gratuitamente, sendo praticamente evangelizadores da sua empresa.

Existem muitas formas de fazer um cliente ser fiel à sua marca, e muitas delas têm a ver com a rotina de marketing. Desde ferramentas de comunicação até a premiação de clientes e um atendimento personalizado, são muitas as maneiras de fazer seu público se sentir especial e não procurar a concorrência.

A comunicação com clientes deve ser constante

Para que você não perca os consumidores que você já tem, ter um bom relacionamento com eles é fundamental. Não seja chato, mas entre em contato sempre que for pertinente para que as pessoas lembrem que a sua empresa existe.

Envie mensagens SMS, por exemplo, a cada 15 dias. Os conteúdos dessas mensagens podem ser ofertas, lançamentos, convites para eventos (isso fará seu cliente se sentir ainda mais especial) ou dicas que possam interessar o seu público.

Não se esqueça de colocar, em suas mensagens, um link para a sua loja virtual ou para o blog da sua marca. Encurte o endereço em sites como o Bit.ly, para economizar caracteres e monitorar cliques. Aproveite que o SMS tem uma taxa de 98% de abertura para gerar tráfego no seu site!

Campanhas e premiações são importantes

Aqueles clientes que estão há mais tempo na sua empresa precisam se sentir recompensados, afinal se sentem parte do crescimento da sua marca. Você pode oferecer descontos especiais ou prioridade na compra com a chegada de lançamentos.

Se você não deseja criar uma promoção no momento, há diversas formas de manter os seus clientes engajados. Você pode criar uma campanha de fotos no Instagram, por exemplo. Incentive o uso da hashtag oficial da sua empresa e compartilhe os cliques do seu público.

Você também pode dar voz aos clientes e divulgar o trabalho de quem compra com você. Uma ideia é criar estudos de casos no blog da sua marca e fazer entrevistas com os clientes mais especiais. Assim, você divulga o trabalho dessas pessoas e mostra o papel que sua empresa tem na vida de cada uma.

O atendimento é fundamental na fidelização

Para que os seus consumidores saiam por aí divulgando a sua empresa para amigos e familiares, cada interação é importante. Seja cordial e responda de forma rápida todas as dúvidas, elogios e críticas que receber, seja por telefone, pessoalmente, pelas mídias sociais ou por SMS.

O atendimento personalizado também é um grande diferencial. Seu cliente, na maioria das vezes, não quer conversar com um robô. Chame as pessoas pelo nome e mostre que você as conhece, mencionando seu histórico de compra, gostos, etc. Para isso, ter uma boa base de dados sobre seus clientes é importante.

Seguindo essas dicas básicas você já evita que muitas pessoas procurem a sua concorrência e ainda faz com que sua empresa seja indicada para muitas pessoas!

 

 

Conteúdo por Gabriela Stähler

Analista de Marketing na Facilita Móvel

www.facilitamovel.com.br

Thiago Martins
Autor

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