Marketing nas mídias sociais: selfies, emoji e nostalgia

As mídias sociais são repletas de modismos. Que tal você descobrir alguns desses fenômenos e como utilizá-los para beneficiar o seu negócio?

 

Em nosso artigo anterior foi possível entender um pouco sobre a psicologia das redes sociais e o motivo de postar, curtir, compartilhar e comentar.

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Neste artigo, vamos falar sobre vários fenômenos que “bombam” nas mídias sociais há algum tempo.

Quem nunca interagiu com selfies, emojis e conteúdos nostálgicos?

Sim, eles estão muitos presentes em nossas timelines!

Selfies

Historicamente, os retratos têm um significado de status, e de controlar a forma como a nossa imagem é percebida pelos outros. Os reis mandavam pintar imagens altivas e gloriosas para demonstrar o seu poder.

Hoje os retratos são uma maneira de descobrir quem somos. O “eu de vidro” é um conceito psicológico que diz que nunca podemos nos ver verdadeiramente, precisamos de nosso reflexo para entender quem somos.

As selfies tem um grande poder, pois nós prestamos mais atenção nos rostos do que em qualquer outro ponto de uma

Pode-se perceber isso nas redes sociais, onde a imagem de perfil é a que sempre chama maior atenção quando visitamos o perfil de alguém.

No Instagram, as fotos com rostos humanos tem maior chance de receber curtidas e comentários segundo estudos, isso é porquê o rosto humano tem o poder de causar empatia nas pessoas.

 

Emoji

Nós não percebemos, porém ao conversar com as pessoas, temos certas expressões faciais que ajudam na compreensão de nossas ideias, e para a internet nós recriamos esse elemento de empatia através dos emojis.

Nos EUA cerca de 74% das pessoas utilizam diariamente os emojis em sua comunicação virtual, e cerca de 6 bilhões de emojis são enviados em conversas ao redor do mundo todo dia e há uma forte ligação entre o uso de emoticons e o poder de mídia social.

Os Emojis são compartilhados por todos, desde simples usuários até influenciadores digitais e há uma abundância de maneiras divertidas de incorporar emoji em suas campanhas de marketing.

Marcas como Ikea, Coca-Cola, Burger King e Comedy Central até criaram seu próprio emoji para que seus fãs compartilhem.

A maioria dos usuários vêem uma marca que cria os próprios emojis de uma maneira muito boa, como auto-expressão e não como publicidade.

Nostalgia

Às vezes, as mídias sociais – e a vida – se movem tão rápido que queremos que o tempo diminua. É ai que a nostalgia vem!

Este anseio para o passado pode ser uma estratégia surpreendente para o marketing de mídias sociais moderno. A nostalgia é universal e abrange todas as culturas e nos dá um senso de conexão social, sentimentos de ser amado e protegido, de algo que já é conhecido.

Esse sentimento pode nos fazer pensar diferente sobre o dinheiro. Quando as pessoas são convidadas a pensar sobre o passado, eles estão mais propensos a dar dinheiro para os outros e eles estão dispostos a pagar mais por produtos.

Olha o exemplo da Nokia, que lança seu antigo “tijolão” em um formato atualizado:

Mas como utilizar a nostalgia se a minha marca é recente?

Você não tem que ter centenas de anos de história para usar a nostalgia em seu marketing. Tudo que você precisa é um período de tempo em que seu mercado-alvo vai se sentir nostálgico.

Por exemplo os anos 90, que estão com tudo e tem muitas referências para serem adotadas.

Que tal começar a utilizar esses fenômenos no seu marketing digital e ficar atento a tudo de mais novo que as mídias sociais lançam?
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Fonte: Bufferapp

 

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